Learning Leadership for Change

LogoL2CNo passado mês de maio, o Agrupamento de Escolas Amadora Oeste foi convidado, pela Direção Geral de Educação (D.G.E.), a participar no projeto internacional L2C – Learning Leadership for Change. Atendendo à relevância deste projeto, o Agrupamentou aceitou o convite.

Este projeto-piloto internacional tem a duração de 36 meses (8-02-2018 até 31-12-2020) e participam cinco países, num consórcio de seis parceiros: Bélgica, Itália, Espanha, Malta, Portugal, European Schoolnet. O projeto é coordenado pela European Schoolnet em colaboração com o Ministério da Educação – Direção-Geral da Educação (DGE)Consejería de Educación de la Junta de Castilla y LeónINDIRE – Istituto Nazionale di DocumentazioneInnovazione e Ricerca, Ministerie van de Vlaamse GemeenschapSt. Nicholas College and Directorate for Educational Services. Em Portugal estarão a participar quatro escolas piloto, nomeadamente o nosso Agrupamento, o Agrupamento de Escolas da Marinha Grande Poente, o Agrupamento de Escolas do Barreiro e o Agrupamento de Escolas de Alvalade.

O projeto pretende promover um modelo de liderança partilhada e potenciar redes de partilha entre os elementos da comunidade escolar e o seu impacto será avaliado nas aprendizagens dos alunos em três áreas conectadas com o desenvolvimento estratégico da escola: educação STEM, uso inovador de TIC no ensino e cidadania digital. Intenta também incrementar o trabalho colaborativo inter e intra escolas, em especial na partilha de práticas pedagógicas promotoras do sucesso ao nível das STEM, Cidadania Digital e uso inovador das TIC.

Em cada Agrupamento, participam ativamente no projeto o diretor e dois representantes por si nomeados, neste caso, os professores Carlos Gomes e Elisa Moreira, os quais receberão formação e participarão nos encontros com as escolas parceiras. Para além disso, dois dos três participantes por escola, participarão em um encontro internacional, em Bruxelas.

Dada a natureza da participação, todos os envolvidos deverão ter: nível básico de comunicação em inglês; propensão para uma ação de liderança partilhada, independentemente de assumirem lideranças formais; permanecerem no projeto ao longo dos três anos.

No final espera-se ser possível dar contributos no sentido de influenciar as políticas nacionais ao nível das lideranças, fazendo surgir mecanismos para uma disseminação sustentável do programa aqui testado, a nível nacional.

O kick Off do projeto L2C será dado no dia 28 de junho, num encontro nacional a realizar no Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente.

Marcações: 2017/2018, Projeto, 2018/2019, L2C

Imprimir Email