Projeto-piloto Learning Leadership for Change

No passado mês de maio, o Agrupamento de Escolas Amadora Oeste foi convidado, pela Direção Geral de Educação (D.G.E.), a participar no projeto internacional L2C – Learning Leadership for Change. Atendendo à relevância deste projeto, o Agrupamentou aceitou o convite.

Este projeto-piloto internacional tem a duração de 36 meses (8-02-2018 até 31-12-2020) e participam cinco países, num consórcio de seis parceiros: Bélgica, Itália, Espanha, Malta, Portugal, European Schoolnet. O projeto é coordenado pela European Schoolnet em colaboração com o Ministério da Educação – Direção-Geral da Educação (DGE)Consejería de Educación de la Junta de Castilla y LeónINDIRE – Istituto Nazionale di DocumentazioneInnovazione e Ricerca, Ministerie van de Vlaamse GemeenschapSt. Nicholas College and Directorate for Educational Services. Em Portugal estarão a participar quatro escolas piloto, nomeadamente o nosso Agrupamento, o Agrupamento de Escolas da Marinha Grande Poente, o Agrupamento de Escolas do Barreiro e o Agrupamento de Escolas de Alvalade.

O projeto pretende promover um modelo de liderança partilhada e potenciar redes de partilha entre os elementos da comunidade escolar e o seu impacto será avaliado nas aprendizagens dos alunos em três áreas conectadas com o desenvolvimento estratégico da escola: educação STEM, uso inovador de TIC no ensino e cidadania digital. Intenta também incrementar o trabalho colaborativo inter e intra escolas, em especial na partilha de práticas pedagógicas promotoras do sucesso ao nível das STEM, Cidadania Digital e uso inovador das TIC.

Em cada Agrupamento, participam ativamente no projeto o diretor e dois representantes por si nomeados, neste caso, os professores Carlos Gomes e Elisa Moreira, os quais receberão formação e participarão nos encontros com as escolas parceiras. Para além disso, dois dos três participantes por escola, participarão em um encontro internacional, em Bruxelas.

Dada a natureza da participação, todos os envolvidos deverão ter: nível básico de comunicação em inglês; propensão para uma ação de liderança partilhada, independentemente de assumirem lideranças formais; permanecerem no projeto ao longo dos três anos.

No final espera-se ser possível dar contributos no sentido de influenciar as políticas nacionais ao nível das lideranças, fazendo surgir mecanismos para uma disseminação sustentável do programa aqui testado, a nível nacional.

 

 

1. National Kick Off


O kick Off do projeto L2C foi dado no dia 28 de junho, num encontro nacional realizado no Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente.

Estiveram presentes as escolas portuguesas participantes e elementos da DGE.  Representaram o nosso agrupamento, o professor Rui Fontinha, Diretor do Agrupamento, os coordenadores de departamento, professora Elisa Moreira (Línguas), professor Samuel Pinheiro (Expressões e Tecnologias) e a professora Isabel Pinheiro (Matemática e Ciências Experimentais) e o Presidente do Conselho Geral, professor Carlos Gomes.

20180628 102332 

 

2. National Introdutory Workshop


 No dia 9 de novembro de 2018, no Agrupamento de Escolas Amadora Oeste, decorreu o National Introdutory Workshop do projeto-piloto internacional Learning Leadership for Change (L2C).

Estiverem presentes, para além dos representantes dos Agrupamentos nacionais envolvidos no projeto, elementos da ERTE (Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas) que coordena o projeto em Portugal e uma representante da European Schoolnet, Alexandra Licht.

A estrutura do workshop esteve organizada em quatro sessões:

  • Session 1 - What is shared leadership for the L2C project?
  • Session 2 – Self-assessment tools and how they are used in L2C
  • Session 3 – Theory of change – how can we introduce change in schools?
  • Session 4 – Next steps & summary of the day

 

 

3. L2C - eSafety Label Webinar


O Agrupamento de Escolas Amadora Oeste obteve o Selo Bronze 

 

4. School Exchange Meeting - Barreiro


No dia 8 de julho de 2019, no Agrupamento de Escolas do Barreiro, mais concretamenta na escola sede, EB 2,3 Luís Mendonça Furtado, decorreu a 1ª etapa do School Exchange Meeting, integrada no projeto-piloto internacional Learning Leadership for Change (L2C) em que o Agrupamento de Escolas Amadora Oeste participa.

Estiverem presentes, para além dos representantes dos Agrupamentos nacionais envolvidos no projeto (para além dos mencionados, o Agrupamento de Escolas da Marinha Grande poente, o Agrupamento de Escolas de Alcanena e o Agrupamento de Escolas de Alvalade) elementos da ERTE (Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas) que coordena o projeto em Portugal.

Representaram o nosso agrupamento, o professor Rui Fontinha, Diretor do Agrupamento, os coordenadores de departamento, professora Elisa Moreira (Línguas), professor Samuel Pinheiro (Expressões e Tecnologias) e a professora Isabel Pinheiro (Matemática e Ciências Experimentais) e o Presidente do Conselho Geral, professor Carlos Gomes.

Na parte da manhã, a agenda foi preenchida, essencialmente, com as comunicações do professor  Nuno Dorotea, do Instituto de Educação de Lisboa: Avaliação formativa digital e Instrumentos digitais de avaliação.

A sessão 2, na parte da tarde, foi dedicada à apresentação da ferramenta SELFIE (Self-reflection on Effective Learning by Fostering Innovation through Educational Technologies), a cargo do Nuno Dorotea e do Fernando Franco. A SELFIE é uma ferramenta concebida para ajudar as escolas a incorporar tecnologias digitais no ensino e, portanto, de política estratégica para os Agrupamentos, no quadro europeu das competências digitais (DigCompEdu).

No final, tivémos oportunidade de visitar a sala Future WorkLab existente na escola.

 

5. National Leadership Workshop meeting


Nos dias 28 e 29 de novembro, os membros da equipa do Agrupamento do projeto-piloto Learning Leadership for Change (L2C) , estiveram presentes, no Hotel Roma, em dois encontros relacionados  com o desenvolvimento e a implementação do projeto: no dia 28 realizou-se o National Leadership Workshop meeting, cujo programa pode ser encontrado aqui.

Para além dos membros das equipas dos 5 agrupamentos de escolas portuguesas integrantes do projeto, estiveram, igualmente, presentes, elementos da Direção Geral da Educação (DGE), que coordena a nível nacional o projeto, e um elemento da European Schoolnet,  Enrique Martin, que promove e coordena internacionalmente o projeto.

Cada equipa de liderança apresentou o seu plano de ação escolar e estratégias de liderança partilhadas que implementaram. 

6. National Policy Dialogue meeting

Nos dias 28 e 29 de novembro, os membros da equipa do Agrupamento do projeto-piloto Learning Leadership for Change (L2C) , estiveram presentes, no Hotel Roma, em dois encontros relacionados  com o desenvolvimento e a implementação do projeto: no dia 29 realizou-se o  National Policy Dialogue meeting  (programa).

Para além dos membros das equipas dos 5 agrupamentos de escolas portuguesas integrantes do projeto, estiveram, igualmente, presentes, elementos da Direção Geral da Educação (DGE), que coordena a nível nacional o projeto, e alguns convidados.

No dia 29, a professora Estela Costa liderou uma discussão sobre tópicos relevantes, tais como: implementação de currículos, estratégias de liderança, desenvolvimentos em TIC, eSafety e STEM etc. Na sessão temática 3, decorreu uma mesa-redonda sobre obstáculos e facilitadores específicos a nível nacional que podem contribuir para a sustentabilidade bem-sucedida e a disseminação de práticas de liderança partilhada nas
escolas participantes e outras, a longo prazo.

7. Links


Site L2C

Site EUN

Facebook

Twitter

YouTube

 banner L2C invert

 

Imprimir Email