Agrupamento de Escolas Amadora Oeste

AS ESCOLAS DO AGRUPAMENTO


O Agrupamento de Escolas Amadora Oeste foi constituído em 24 Abril de 2013, por agregação da Escola Secundária Seomara Costa Primo com o anterior Agrupamento D. Francisco Manuel de Melo, englobando cinco escolas: a Escola sede - Escola Secundária Seomara Costa Primo, a Escola EB23 D. Francisco Manuel de Melo, a EB1/JI da Venteira, a EB1/JI Raquel Gameiro e a EB1/JI Manuel Heleno.

 

EB1/JI Manuel Heleno

A EB1/JI Manuel Heleno, anteriormente designada Escola de Carenque, foi pertença do Concelho de Sintra, não se conhecendo com precisão a data da sua construção (escola de Plano Centenário com duas salas de aula) e o início das suas atividades. A 11 de Setembro de 1979 é publicada a Lei que institui o município da Amadora. Em Dezembro do mesmo ano, após as primeiras eleições para o Município, a escola passa a integrar a Freguesia da Mina passando a ser designada Escola nº 5 da Mina, mas que, ao longo dos anos, foi sofrendo alterações de denominação. Em 2002 passou a designar-se Escola Básica do 1º Ciclo Manuel Heleno. A atual escola é um edifício de construção recente, moderno, que começou a funcionar no ano de 1992. A partir de Outubro de 1997 a escola passou a integrar uma sala de jardim-de-infância.

 

EB1/JI Raquel Gameiro

A Escola E.B.1/ JI Raquel Gameiro abriu as suas portas no ano de 1983, com o nome de Escola nº 10 da Venteira, contando na altura com cinco salas de aula pré- fabricadas e duas casas-de-banho, uma para os rapazes e outra para as raparigas. Hoje, e depois de ser conhecida como Escola Nº3 da Venteira, a Escola Básica 1 e Jardim-de-infância Raquel Gameiro é um edifício distribuído por dois pisos de construção recente, que integra quatro salas de aula e uma sala de jardim de infância. A Escola situa-se na zona centro da freguesia da Venteira, numa zona inferior ao nível da rua. Está ladeada a nascente pelo Mercado Municipal da Venteira. O acesso faz-se pela praceta Roque Gameiro.

 

EB1/JI Venteira

A Escola Nº 1 da Venteira foi inaugurada e entrou em funcionamento em Novembro de 1961, sendo constituída por dois edifícios que albergavam, separadamente, turmas masculinas e femininas, com a designação de Escola Masculina Nº 3 e Escola Feminina Nº 4. Em 1974, após o 25 de Abril, foi tentada a junção das duas escolas, o que só foi concretizado em 1989. O Bairro Janeiro era em 1961, em termos de bairro propriamente dito, uma das partes mais modernas da Amadora, então freguesia do Concelho de Oeiras. 6 No ano 2010 foram criadas 4 salas de Jardim de Infância da Venteira, num edifício construído no espaço envolvente da Escola do 1º ciclo.

 

EB 2, 3 D. Francisco Manuel de Melo

O ano letivo de 1973/74 marca os primórdios da escola, com instalação provisória no Bairro Janeiro, ainda como secção da Escola Roque Gameiro. Em 1975/ 76 tornou-se “independente” tendo-lhe sido atribuído, pelo Ministério da Educação, o nome de D. Francisco Manuel de Melo. A 10 de Janeiro de 1981, passa a ter instalações definitivas na Rua Elias Garcia n º 32, na freguesia da Venteira. Até ao ano letivo de 1983/84 funcionou como Escola Preparatória lecionandose os 5º e 6º anos. No ano letivo de 1985/86 passou a integrar turmas do 7 º ano, em 1992/93 turmas do 8 º e finalmente turmas do 9 º ano em 1993/94. Neste ano passou a designar-se como Escola do Ensino Básico 2+3 D. Francisco Manuel de Melo.

 

Escola Secundária com 3º Ciclo Seomara da Costa Primo

Situa-se na Rua Elias Garcia, na freguesia da Venteira, concelho da Amadora. Está implantada numa zona limítrofe do concelho, entre a cidade da Amadora e a cidade de Queluz, ficando próxima das arcadas do Aqueduto das Águas Livres. A escola iniciou a sua atividade em 1980 e tem como Patrona Seomara da Costa Primo. Seomara nasceu em Lisboa a 10 de Novembro de 1895 e faleceu na sua casa na Amadora, no dia 2 de Abril de 1986. Foi a primeira mulher a prestar provas públicas de doutoramento, no âmbito das Ciências Histórico - Naturais, em 1919, com dezoito valores, e a apresentar-se a concurso para Professora Catedrática do nosso país. A vida da Professora Doutora Seomara da Costa Primo ficou assinalada pelo encanto das suas aulas, pelos livros que escreveu e ilustrou, para o Ensino Liceal, e ainda pela luta que travou a favor da emancipação da mulher portuguesa.

 

 

Imprimir Email