Curso de Línguas e Humanidades


O curso de Línguas e Humanidades do ensino secundário tem por objetivo dotar o aluno de um conjunto de saberes e competências que lhe possibilitem reforçar e aprofundar:

  • O desenvolvimento das competências linguística e comunicativa, a capacidade de reflexão sobre as estruturas e o funcionamento da língua portuguesa e de línguas estrangeiras;
  • A consolidação de competências de leitura e de escrita;
  • O relacionamento entre aspetos relevantes da língua e da cultura portuguesas com outras línguas e culturas;
  • O estabelecimento de relações entre passado e presente, a interpretação do mundo atual e a intervenção sobre a realidade e sobre o espaço em que ela se inscreve.

Este curso permite:

  • Adquirir conhecimentos de realidades históricas e geográficas que possibilitem fundamentar opiniões e intervir na solução de problemas da sociedade contemporânea;
  • Compreender conceitos essenciais das ciências sociais e humanas;
  • Aprender a formular hipóteses explicativas da evolução das sociedades no tempo e no espaço;
  • Desenvolver a perceção de fenómenos históricos e geográficos, tendo em conta as transformações económicas, demográficas, sociais, políticas, culturais e ambientais;
  • Consolidar hábitos de escrita e de leitura relativamente a diferentes tipos de texto, com destaque para o texto literário, permitindo aos alunos desenvolver o sentido crítico, reconhecer valores culturais, históricos, estéticos, políticos e sociais e compreender o significado dessas influências sobre a escrita e o leitor;
  • Relacionar aspetos relevantes da língua e da cultura portuguesa com outras línguas e culturas.

 

Matriz curricular


Componentes de Formação 

Disciplinas 

Distribuição das disciplinas por ano de escolaridade  

10º 

11º 

12º 

Geral 

Português 

√ 

√ 

√ 

Língua Estrangeira I, II ou III (a) 

√ 

√ 

— 

Filosofia 

√ 

√ 

— 

Educação Física 

√ 

√ 

√ 

Específica 

História A 

√ 

√ 

√ 

(b) 

Geografia A

√ 

√ 

— 

Latim A
Língua Estrangeira I, II ou III

Literatura Portuguesa

√ 

√ 

— 

Matemática Aplicada às Ciências Sociais

√ 

√ 

— 

(c) Filosofia A ou Geografia C ou Latim B ou Língua Estrangeira I, II ou III* ou Psicologia B ou Sociologia

— 

— 

√ 

(d) Antropologia ou Aplicações Informáticas B ou Ciência Política ou Clássicos da Literatura ou Direito ou Economia C ou Grego

— 

— 

 √ 

Educação Moral e Religiosa (Facultativa)

√ 

√ 

√ 

Observações

(a) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, inicia obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. No caso de o aluno iniciar uma língua, tomando em conta as disponibilidades da escola, pode cumulativamente dar continuidade à Língua Estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa do acréscimo de carga horária. 

 (b) O aluno escolhe duas disciplinas bienais. 

 (c) e (d) O aluno escolhe duas disciplinas anuais, sendo uma delas obrigatoriamente do conjunto de opções c). 

(d) Oferta dependente do projeto educativo de escola 

(*) O aluno deve escolher a língua estrangeira estudada na componente de formação geral, nos 10º e 11º anos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Exemplos de cursos superiores relacionados


  • Ciência Política;
  • Ciências da Comunicação;
  • Direito;
  • Filosofia;
  • Geografia;
  • História;
  • Línguas,
  • Literaturas e Culturas;
  • Relações Internacionais;
  • Sociologia;
  • Tradução
  • Outros.

Exemplos de profissões relacionadas


  • Advogado,
  • arqueólogo,
  • especialista em ciências políticas,
  • geógrafo,
  • historiador,
  • investigador,
  • jornalista,
  • magistrado,
  • notário,
  • professor,
  • sociólogo,
  • tradutor,
  • outras.

 

archaeology 3504441 1280 bookshelf 1082309 1280 flags 2036064 1280 Globo
Hammer10 learning 1782430 1280 map 3473166 1280 typewriter 2653187 1280

 

Marcações: Secundário, Ensino Regular, Cursos Científico-Humanísticos, Curso de Línguas e Humanidades, Prosseguimento de estudos

Imprimir Email