Curso de Artes Visuais


O curso do ensino secundário Científico-Humanístico de Artes Visuais  tem por objetivo dotar o aluno de um conjunto de saberes que lhe possibilitem:

  • desenvolver as capacidades de representação, de expressão gráfica e plástica, de comunicação visual e de análise e compreensão das obras de arte no seu contexto histórico e cultural;
  • desenvolver a percepção visual, a sensibilidade estética, a consciência crítica e a expressão, nos domínios da comunicação visual e da linguagem gráfica e plástica;
  • favorecer a capacidade de manipulação dos materiais e técnicas de desenho e um correcto entendimento do espaço bidimensional e tridimensional, contribuindo para o desenvolvimento da actividade criativa.
  • permitir identificar elementos estruturantes que caracterizam a singularidade da cultura de cada época e reconhecer o objecto artístico como produto e agente do processo histórico-cultural em que se enquadra.

Matriz curricular


Componentes de Formação

Disciplinas 

Distribuição das disciplinas por ano de escolaridade 

10º 

11º 

12º 

Geral 

Português 

√ 

√ 

√ 

Língua Estrangeira I, II ou III (a) 

√ 

√ 

— 

Filosofia 

√ 

√ 

— 

Educação Física 

√ 

√ 

√ 

Específica 

Desenho A 

√ 

√ 

√ 

(b) 

Geometria Descritiva A 

√ 

√ 

— 

Matemática B 

√ 

√ 

— 

História e Cultura das Artes

√ 

√ 

— 

(c) Oficina de Artes ou Oficina Multimédia B ou Materiais e Tecnologias

— 

— 

√ 

(d) Antropologia ou Aplicações Informáticas B ou Ciência Política ou Direito ou Economia C ou Filosofia A ou Geografia C ou Língua Estrangeira I, II ou III* ou Psicologia B

— 

— 

√ 

Educação Moral e Religiosa (Facultativa) 

√ 

√ 

√ 

Observações

(a) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, inicia obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. No caso de o aluno iniciar uma língua, tomando em conta as disponibilidades da escola, pode cumulativamente dar continuidade à Língua Estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa do acréscimo de carga horária. 

 (b) O aluno escolhe duas disciplinas bienais. 

 (c) e (d) O aluno escolhe duas disciplinas anuais, sendo uma delas obrigatoriamente do conjunto de opções c). 

(d) Oferta dependente do projeto educativo de escola 

 (*) O aluno deve escolher a língua estrangeira estudada na componente de formação geral, nos 10.º e 11.º anos. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Exemplos de cursos superiores relacionados


  • Arquitectura,
  • Arte e Design,
  • Artes Plásticas e Multimédia,
  • Cinema,
  • Conservação e Restauro,
  • Design,
  • Educação Artística,
  • Educação e Comunicação Multimédia,
  • Escultura,
  • Pintura,
  • Teatro, 
  • Outros.

Exemplos de profissões relacionadas


  • Arquitecto,
  • designer de equipamento,
  • designer gráfico,
  • designer multimédia,
  • escultor,
  • pintor de arte,
  • publicitário,
  • professor,
  • realizador de cinema/cinema de animação,
  • outras.

 

 

computer 1209104 1280 brushes 3129361 1280 communication 2805785 1280
sculptor 1791944 1280 blueprint 964630 1280 CAMERA

 

Marcações: Secundário, Ensino Regular, Cursos Científico-Humanísticos, Curso de Artes Visuais, Prosseguimento de estudos

Imprimir Email