Banner SPO

Serviço de Psicologia e Orientação (SPO)

1. O que é?


O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) é um serviço especializado de poio educativo, destinando-se a promover a existência de condições que assegurem a plena integração escolar dos alunos, facilitando o desenvolvimento da sua identidade pessoal e a construção do seu projeto de vida.

Atua de  forma integrada e em estreita  articulação com a comunidade  educativa, corpo docente e não docente, pais e encarregados de educação e outros agentes educativos do meio envolvente.

O SPO desenvolve a sua ação em três domínios (Apoio Psicopedagógico; Orientação Vocacional e Apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade educativa) visando:

1.a Apoio psicopedagógico

  • Identificar e analisar as causas de insucesso escolar e propor as medidas tendentes à sua eliminação;
  • Participar no processo de avaliação dos alunos com necessidades educativas especiais e apoiar o planeamento, implementação e avaliação de medidas educativas que visam a sua inclusão;
  • Propor, após avaliação e de acordo com os pais e em colaboração com os serviços competentes, o encaminhamento de alunos para respostas adequadas, designadamente no âmbito da saúde mental.

1.b Orientação ao longo da vida

  • Apoiar os alunos na construção do seu projeto de vida e nas escolhas nele envolvidas, promovendo o autoconhecimento ao nível das características pessoais, valores, interesses e capacidades e a informação sobre os diferentes percursos formativos, bem como os vários referenciais de emprego e profissões.
  • Planear e executar atividades de orientação vocacional, nomeadamente através de programas a desenvolver com grupos de alunos ao longo do ano letivo e de apoio individual ao seu processo de escolha. As atividades desenvolvidas destinam-se prioritariamente aos alunos de 9ºano, no entanto, são acompanhados todos os alunos que, independentemente do ano que frequentam, necessitam de apoio relativo às suas escolhas vocacionais. 
  • Desenvolver ações de informação e sensibilização dos encarregados de educação e da comunidade em geral no que respeita à problemática que as opções escolares e profissionais envolvem.

1.c Apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade educativa

  • Aconselhamento/ Consultoria - colaborar, na sua área de especialidade, com os órgãos de gestão, estruturas de orientação educativa; docentes e não docentes, pais e encarregados de educação; na perspetiva do seu aconselhamento psicossocial;
  • Assegurar o apoio ao desenvolvimento do sistema de relações entre a escola e a comunidade, articulando a sua ação com outras entidades e serviços da comunidade envolvente, nomeadamente das áreas da saúde, da educação e da segurança social, de modo a contribuir para o correto diagnóstico das situações e planear as medidas de intervenção mais adequadas;
  • Colaborar em projectos dirigidos à comunidade educativa, nomeadamente na área da promoção da saúde e do combate ao absentismo e abandono escolar precoce.

2. A Equipa


No Agrupamento de Escolas Amadora Oeste o SPO é composto por duas psicólogas (Elisabete Baptista e Elsa Sousa) que constituem a equipa técnica permanente.

3. Modalidades de atendimento 


Todos os alunos do Agrupamento de Escolas Amadora Oeste podem usufruir de atendimento:

  • Alunos sinalizados ao SPO por deliberação da Direção;
  • Alunos sinalizados ao SPO por educadores, professores titulares, diretores de turma e encarregados de educação (mediante o preenchimento de ficha de sinalização);
  • Alunos autopropostos

4. Nº de alunos acompanhados


5. Contactos


E. B. 2,3 D. Francisco Manuel de Melo (Pavilhão A)

Elisabete Baptista

Telefone: 21 492 96 80
 

Esc. Sec. Seomara da Costa Primo (Pavilhão D)

Elsa Sousa

Telefone: 21 498 59 90
 

 

O SPO dispõe de autonomia técnica e científica e aplica o Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

 

Imprimir Email