Estação meteorológica Seomara
Em março do corrente ano entrou em funcionamento a nova estação meteorológica da Escola Secundária Seomara da Costa Primo.
Trata-se de uma estação automática wireless da marca Davis Vantage Pro2 plus (fotografias 1 e 2), adquirida no âmbito do Projeto Ciência Viva na Escola e instalada no topo do edifício E. Dispõe de um sensor versátil, medidor de chuva, sensor de temperatura / humidade, um anemómetro e sensores extra de UV e de radiação solar. É a primeira e única estação da sua classe a utilizar tecnologia de rádio frequência para transmitir sem fios os dados meteorológicos até à consola que pode estar instalada até 300 m de distância. A consola (fotografia 3) fornece a interface do utilizador, faz cálculos e exibe os dados. No átrio do pavilhão E podemos consultar num ecrã LCD, em tempo real, os dados registados e tratados graficamente de forma automatica (fotografia 4).
Os dados meteorológicos são também carregados na Internet e armazenados numa base de dados. No passo seguinte, pretendemos disponibilizar estes dados a toda a comunidade escolar e demais interessados numa página web sem restrições de acesso.
Um ótimo recurso educativo no âmbito da literacia e monitorização climatológica, ao serviço do ensino das ciências (Gráficos 1 e 2 construídos com os dados da estação), com possibilidade de articulação com outras estações meteorológicas para funcionamento em rede e caraterização do clima local.
Simultaneamente, foi adquirido um GeoChron que pode ser visto no átrio do Pavilhão E. Geochron, Inc. é uma empresa americana fundada em 1965 por James Kilburg, um inventor do Luxemburgo. É também o nome de seu principal produto, o Geochron Global Time Indicator. O Geochron foi o primeiro relógio mundial a exibir o dia e a noite num planisfério, mostrando a conhecida "curva de sino" (vídeo).
Fotografia 1 | Fotografia 2 |
Fotografia 3 | Fotografia 4 |
Gráfico 1 | Gráfico 2 |
Fotos: Rui Fontinha
Marcações: 2021/2022, Estação meteorológica, Geochron