Mobilidade Erasmus+ em Madrid: Jobshadowing e Acompanhamento de Alunos

Entre os dias 05 e 08 de maio, os docentes João Afonso e Nuno Veríssimo realizaram uma mobilidade de jobshadowing no Colegio Público Ágora, em Boadilla del Monte, Madrid. Paralelamente, os docentes asseguraram o acompanhamento de quatro alunos dos cursos de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e de Eletrónica, Automação e Computadores, no início do seu estágio de um mês em Madrid.

A atividade de jobshadowing, inserida no setor VET (Ensino Profissional), teve como objetivo principal a observação de metodologias de ensino e a troca de experiências entre pares, reforçando os laços de cooperação entre as escolas.

Durante a semana da mobilidade, os docentes tiveram a oportunidade de observar diversas metodologias, participando em aulas práticas e analisando estratégias de gestão de sala de aula.

No âmbito do acompanhamento dos alunos, a intervenção dos docentes incidiu nas seguintes áreas:

  • Apoio Logístico: Garantia das condições de alojamento e suporte na adaptação às novas rotinas diárias dos alunos.
  • Integração na FCT: Apresentação dos alunos às empresas de acolhimento, assegurando o início da sua Formação em Contexto de Trabalho.

O processo de adaptação decorreu com total normalidade, culminando na plena integração dos alunos no quotidiano de Madrid e no contexto de formação profissional.

Como refere o lema do nosso agrupamento, "Juntos Construímos Sucesso", estas parcerias são passos fundamentais para a consolidação de uma escola cada vez mais inovadora e inclusiva.

IMG 20260505 WA0015

IMG 20260508 WA0025

IMG 20260506 WA0016

IMG 20260508 WA0032

 

Marcações: Erasmus+, Jobshadowing, 2025-2026

Imprimir