Escola FMM conquista 2.º lugar nacional com projeto solidário da SIC Esperança
No passado mês de dezembro, o Projeto Escola Feliz, na sua vertente solidária, juntou-se à SIC Esperança numa iniciativa de angariação de donativos para a reabilitação de espaços educativos no nosso país. Assim, e na impossibilidade de inscrever todo o agrupamento de escolas, o desafio foi abraçado pela EB 1,2 D. Francisco Manuel de Melo e passou pela venda de pulseiras solidárias. Os nossos “miúdos” foram fantásticos e a resposta da comunidade escolar foi surpreendente: foram vendidas cerca de 1000 pulseiras. Um resultado muito especial, conseguido também pelo trabalho de articulação entre os 1º e 2º ciclos da escola.
Este trabalho conjunto valeu à escola o 2.º lugar a nível nacional, na Categoria A — 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, no âmbito do projeto “Dinheiro Miúdo para os Miúdos”, promovido pela SIC Esperança, prémio esse atribuído uma vez que “a participação se destacou pela qualidade do trabalho desenvolvido, pelo empenho da equipa envolvida e pela mobilização da comunidade escolar em torno da promoção da solidariedade e da cidadania. A distinção agora atribuída reconhece não só o resultado alcançado, mas também o contributo concreto da vossa escola para o impacto social do projeto Dinheiro Miúdo para os Miúdos.”
Perante tal boa notícia, foram definidos, através de sorteio, os alunos de 1º e 2º ciclos da escola a beneficiar de um dos prémios atribuídos.
O referido prémio incluiu a visita aos estúdios da SIC/EXPRESSO, participando no programa "Casa Feliz", com João Baião e Diana Chaves, transmitido em direto na manhã do dia quinze de maio (excerto do programa em anexo), seguindo-se a visita aos estúdios da SIC/SIC Notícias/Expresso, em Paço de Arcos, e a participação na cerimónia de entrega dos diplomas, presidida por Mercedes Balsemão e Marta Atalaia.
Foi um dia muito divertido e cheio de entusiasmo, com fotografias (com apresentadores, jornalistas, humoristas e atores), entrevistas e muitos momentos especiais que os alunos dificilmente irão esquecer, culminando com a cerimónia da entrega de diplomas.
Além deste dia tão especial, serão entregues aos melhores alunos dos 3º, 4º, 5º e 6º anos da escola e ao melhor aluno de 12º ano do agrupamento, bilhetes para o Rock in Rio, assim como serão entregues à escola no início do próximo ano letivo, várias obras infantojuvenis para reforço da biblioteca escolar.
O objetivo foi alcançado e agradecemos, uma vez mais, a toda a comunidade escolar, principalmente aos meninos dos 1º e 2º ciclo que, orgulhosamente, mostraram as suas pulseiras, bem giras, por sinal!
Juntos, fazemos a diferença!
Marcações: Escola Feliz, 2025-2026, SIC