Cidadania, caminho para a Paz
Realizou-se no dia 30 de janeiro a atividade “Cidadania, caminho para a Paz”, no âmbito da comemoração do Dia Escolar da Não Violência e da Paz. Esta atividade, desenvolvida sob a responsabilidade das professoras Noémia Farinha e Ana Margarida Salavessa, nas disciplinas de Educação Moral Religiosa e Católica e Apoio Tutorial Específico, contou com a presença de todas as turmas do 2º ciclo da Escola D. Francisco Manuel de Melo e da turma 3º/4º CV da Escola JI/EB1 Da Venteira. Nela pudemos contar com a presença da Dra Ana Cristina Quintela, da Associação Crescer que se fez acompanhar de Ahmed, um refugiado Sírio que encontrou no nosso país uma forma de reconstruir a sua vida.
Esta associação trabalha diariamente com pessoas com necessidade de integração social e desta forma deu a conhecer aos nossos alunos o dia-a-dia e a história de Ahmed, que conseguiu chegar a Portugal depois de dias muito difíceis, tendo de deixar o seu país de forma a fugir da atual situação de guerra, viajando por mar e pedindo asilo, sendo após algum tempo aceite por Portugal, onde atualmente trabalha como tradutor da referida associação.
O tema da atividade foi previamente desenvolvido nas salas de aula em articulação com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, tendo os alunos desenvolvido trabalhos atualmente expostos no Pavilhão A da Escola D. Francisco Manuel de Melo. Vários alunos colocaram questões aos convidados, foram lidos poemas relativos ao tema da Paz e no final foi tocado em flauta e cantado o Hino da Alegria, onde todos os presentes acompanharam.
Pretendeu-se com esta atividade mostrar aos alunos outras realidades e despertar nestes o espírito de voluntariado, de entreajuda e outros valores importantes para o desenvolvimento da paz mundial, neste dia que se assinala na data da morte de Mahatma Gandhi, o líder pacifista.
“Não existe um caminho para a paz. A paz é o caminho.”-
Mahatma Gandhi
Marcações: Auditório, 2018/2019, Dia Escolar da Não Violência e da Paz