Arte, Património e Inclusão: o AEAO no Pitching Escolas do PNA

pna 5No passado dia 29 de outubro, três docentes do agrupamento participaram no Pitching Escolas para a Bienal Cultura Educação #2 do Plano Nacional das Artes (PNA), um evento que reuniu escolas de todo o país para partilhar práticas inspiradoras que articulam arte, cultura, património e educação.

O AEAO esteve representado por dois projetos, que refletem o compromisso do agrupamento com a criatividade, a inclusão e a valorização do património.

O primeiro, “Seres Imaginários”, é um projeto artístico coordenado pela professora Sandra Duarte, em parceria com a AFID Amadora, que consiste na cocriação de esculturas entre escola e instituição. A iniciativa destacou-se pela exploração do imaginário dos alunos do 2º ciclo e de utentes da AFID, bem como pela promoção da expressão artística como forma de inclusão e diálogo entre alunos e comunidade.

O segundo projeto, “Water is taught by thirst”, consistiu numa atividade artístico-literária de exploração do património local, nomeadamente do Aqueduto da Venteira, desenvolvida pelas docentes Ana Flôr e Margarida Silva e que integrou um projeto eTwinning. Partindo da fruição e exploração do aqueduto, os alunos produziram fotografias, poemas e outros meios que foram publicados num livro de autor.

Os projetos integrarão a programação da Bienal Cultura Educação #2 e estarão em exposição na escola sede do agrupamento durante o mês de dezembro.

Ambos os projetos espelham a missão do agrupamento em cooltivar mentes livres, concretizando o espírito do seu Plano Cultural de Escola — CoolTOPIA —, onde arte, património e comunidade se encontram para construir novas formas de aprender e de sentir.

Marcações: PNA, 2025-2026, coolTOPIA

Imprimir