Falar de ABRIL
No dia 16 de abril, 160 alunos foram ao auditório da Escola Secundária Seomara da Costa Primo conversar com Caldeira Santos e Simões Teles – oficiais da Marinha, ambos “homens” de Abril e com Manuel Candeias da URAP – União de Resistentes Antifascistas Portugueses.
Ouvimos testemunhos arrebatadores e que nos deram a conhecer a violência do regime do Estado Novo.
Caldeira Santos, há 52 anos, no dia 25 de Abril de 1974,estava embarcado na Fragata F473 Almirante Gago Coutinho. Tinha 27 anos, era 1º Tenente e exercia as funções de oficial imediato e de oficial de operações.
Simões Teles foi uma figura ativa no movimento dos capitães que prepararam o 25 de Abril. Teve um papel relevante na oposição democrática ao regime e na redação do programa do MFA.
Manuel Candeias foi preso político nas cadeias de Caxias e Peniche, torturado pela PIDE – 17 dias de tortura do sono e sujeito a espancamentos brutais por lutar pelos direitos dos trabalhadores. Participou, em 1970, na criação da Intersindical.
Muito obrigada por terem resistido!
E por transmitirem aos nossos alunos as suas vivências e o que fizeram para nos dar a liberdade e a democracia!
Marcações: Biblioteca, 25 de abril, 2025-2026
















