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Objetivos do projeto Erasmus+

OBJETIVO GLOBAL PARA 2022-2023

Contribuir para a melhoria do ensino e da aprendizagem no setor do ensino escolar, apostando no desenvolvimento de competências interpessoais e académicas dos alunos, incitando ao seu envolvimento em atividades físicas (mobilidades) e/ou virtuais (eTwinning), com vista o desenvolvimento das suas competências multilinguísticas, bem como das áreas de estudos em que estão inseridos. Simultaneamente, trata-se de uma valiosa oportunidade de alargarem a sua consciência coletiva, enquanto cidadãos europeus, compreendendo os benefícios de fazerem parte deste programa europeu.

Continuaremos a investir no desenvolvimento profissional do pessoal docente e não-docente, e na promoção da utilização de metodologias de ensino inovadoras e do recurso a ferramentas digitais numa tentativa realista de motivação e inclusão de todos no processo de aprendizagem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA ACREDITAÇÃO

Cada objetivo resulta de necessidades identificadas no projeto educativo do agrupamento.

1

Implementar abordagens pedagógicas diferenciadas, por pelo menos um docente de áreas disciplinares diferentes, introduzindo uma nova metodologia a cada ano de implementação do projeto

NECESSIDADES DA ORGANIZAÇÃO:

  • melhoria dos resultados escolares
  • melhoria da motivação dos aprendentes tendo em vista a prevenção do absentismo e do abandono escolar precoce
  • ir ao encontro das necessidades de diferenciação pedagógica que os desafios da educação inclusiva nos oferecem. 

2

Integrar novas ferramentas tecnológicas e suas aplicações nas dinâmicas de ensino e aprendizagem, por pelo menos um docente por área disciplinar e/ou ciclo de ensino, a cada ano de implementação do projeto

NECESSIDADES DA ORGANIZAÇÃO:

  • colmatar a resistência à utilização regular de ferramentas tecnológicas enquanto recursos facilitadores e estimuladores de aprendizagens, e como instrumentos de avaliação ao serviço da prática letiva e do feedback construtivo aos alunos.
  • Contribuir para preparar os aprendentes para o uso sistemático destas ferramentas, num mundo formativo e laboral cada vez mais digital, de acordo com o perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.

3

Implementar metodologias ou estratégias que visam contribuir para a integração linguística e cultural de descendentes de imigrantes, por pelo menos um docente ou não docente por ciclo de ensino, a cada 2 anos da implementação do projeto

NECESSIDADES DA ORGANIZAÇÃO:

  • melhorar o trabalho colaborativo de pessoal docente e não docente num ambiente educativo multicultural.
  • promover uma educação mais inclusiva, bem como a melhoria de resultados escolares e redução de abandono escolar por parte de alunos com menos oportunidades, que acumulam a origem migrante com carências económicas.

4

Promover projetos em parceria local-internacional, com vista o desenvolvimento das aprendizagens e competências pessoais e sociais de aprendentes, mediadas pela direção/lideranças intermédias do agrupamento, a partir do 2º ano de implementação do projeto

NECESSIDADES DA ORGANIZAÇÃO:

  • consolidar a identidade do agrupamento, no que diz respeito à valorização da sua imagem na comunidade
  • estabelecer uma relação cada vez mais estreita entre a escola e a comunidade, apostando no desenvolvimento das competências dos aprendentes como forma de contribuição recíproca: entre os jovens, futuros cidadãos, e as instituições, sejam elas locais, nacionais ou europeias
  • ir ao encontro do envolvimento mais ativo e regular de pais e encarregados de educação, contribuindo com mais responsabilidades e know-how para a formação integral dos seus educandos

5

Propiciar condições e estímulos à iniciativa/participação dos alunos em projetos colaborativos, de âmbito local ou transnacional, que propiciem o desenvolvimento das suas competências cognitivas, digitais, sociais e cívicas, de forma ativa e duradoura, por pelo menos 10% dos aprendentes dos diferentes ciclos de ensino, a partir do 3º ano de implementação do projeto

NECESSIDADES DA ORGANIZAÇÃO:

  • promover o desenvolvimento das competências pessoais e sociais dos aprendentes de forma a construir um perfil proativo que leve a um maior envolvimento nas aprendizagens, resultando em melhores desempenhos
  • contribuir para o envolvimento em atividades/ projetos por aprendentes e que nelas/ neles possam estar representados todos, independentemente das especificidades e necessidades, enquanto contributo para a educação inclusiva