Objetivos do projeto Erasmus+
OBJETIVO GLOBAL PARA 2022-2023
Contribuir para a melhoria do ensino e da aprendizagem no setor do ensino escolar, apostando no desenvolvimento de competências interpessoais e académicas dos alunos, incitando ao seu envolvimento em atividades físicas (mobilidades) e/ou virtuais (eTwinning), com vista o desenvolvimento das suas competências multilinguísticas, bem como das áreas de estudos em que estão inseridos. Simultaneamente, trata-se de uma valiosa oportunidade de alargarem a sua consciência coletiva, enquanto cidadãos europeus, compreendendo os benefícios de fazerem parte deste programa europeu.
Continuaremos a investir no desenvolvimento profissional do pessoal docente e não-docente, e na promoção da utilização de metodologias de ensino inovadoras e do recurso a ferramentas digitais numa tentativa realista de motivação e inclusão de todos no processo de aprendizagem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA ACREDITAÇÃO
Cada objetivo resulta de necessidades identificadas no projeto educativo do agrupamento.
Implementar abordagens pedagógicas diferenciadas, por pelo menos um docente de áreas disciplinares diferentes, introduzindo uma nova metodologia a cada ano de implementação do projeto
NECESSIDADES DA ORGANIZAÇÃO:
- melhoria dos resultados escolares
- melhoria da motivação dos aprendentes tendo em vista a prevenção do absentismo e do abandono escolar precoce
- ir ao encontro das necessidades de diferenciação pedagógica que os desafios da educação inclusiva nos oferecem.
Integrar novas ferramentas tecnológicas e suas aplicações nas dinâmicas de ensino e aprendizagem, por pelo menos um docente por área disciplinar e/ou ciclo de ensino, a cada ano de implementação do projeto
NECESSIDADES DA ORGANIZAÇÃO:
- colmatar a resistência à utilização regular de ferramentas tecnológicas enquanto recursos facilitadores e estimuladores de aprendizagens, e como instrumentos de avaliação ao serviço da prática letiva e do feedback construtivo aos alunos.
- Contribuir para preparar os aprendentes para o uso sistemático destas ferramentas, num mundo formativo e laboral cada vez mais digital, de acordo com o perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.
Implementar metodologias ou estratégias que visam contribuir para a integração linguística e cultural de descendentes de imigrantes, por pelo menos um docente ou não docente por ciclo de ensino, a cada 2 anos da implementação do projeto
NECESSIDADES DA ORGANIZAÇÃO:
- melhorar o trabalho colaborativo de pessoal docente e não docente num ambiente educativo multicultural.
- promover uma educação mais inclusiva, bem como a melhoria de resultados escolares e redução de abandono escolar por parte de alunos com menos oportunidades, que acumulam a origem migrante com carências económicas.
Promover projetos em parceria local-internacional, com vista o desenvolvimento das aprendizagens e competências pessoais e sociais de aprendentes, mediadas pela direção/lideranças intermédias do agrupamento, a partir do 2º ano de implementação do projeto
NECESSIDADES DA ORGANIZAÇÃO:
- consolidar a identidade do agrupamento, no que diz respeito à valorização da sua imagem na comunidade
- estabelecer uma relação cada vez mais estreita entre a escola e a comunidade, apostando no desenvolvimento das competências dos aprendentes como forma de contribuição recíproca: entre os jovens, futuros cidadãos, e as instituições, sejam elas locais, nacionais ou europeias
- ir ao encontro do envolvimento mais ativo e regular de pais e encarregados de educação, contribuindo com mais responsabilidades e know-how para a formação integral dos seus educandos
Propiciar condições e estímulos à iniciativa/participação dos alunos em projetos colaborativos, de âmbito local ou transnacional, que propiciem o desenvolvimento das suas competências cognitivas, digitais, sociais e cívicas, de forma ativa e duradoura, por pelo menos 10% dos aprendentes dos diferentes ciclos de ensino, a partir do 3º ano de implementação do projeto
NECESSIDADES DA ORGANIZAÇÃO:
- promover o desenvolvimento das competências pessoais e sociais dos aprendentes de forma a construir um perfil proativo que leve a um maior envolvimento nas aprendizagens, resultando em melhores desempenhos
- contribuir para o envolvimento em atividades/ projetos por aprendentes e que nelas/ neles possam estar representados todos, independentemente das especificidades e necessidades, enquanto contributo para a educação inclusiva