No âmbito do Dia Internacional dos Direitos Humanos, dia 10 de dezembro, os alunos da Turma de Acolhimento e das aulas de Português Língua Não Materna (PLNM) refletiram sobre o valor universal da igualdade, da dignidade e da liberdade.
As atividades realizadas incluíram partilha de experiências pessoais e a criação de trabalhos escritos que expressam a importância de respeitar e proteger os direitos de todos.
Com a diversidade cultural como pano de fundo, este momento foi uma oportunidade para os alunos explorarem o vocabulário em português, aprofundarem a compreensão sobre os direitos humanos e reforçarem o sentimento de inclusão e cidadania.
No passado dia 21 de maio, assinalando-se o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, os alunos de Português Língua Não Materna do ensino secundário participaram numa visita de estudo a Lisboa, subordinada ao tema “Peddy paper em Lisboa + Visita ao Lisboa Story Centre: língua, cultura e sociedade”, acompanhados pela professora Ana Água e pela mediadora Luísa Vicente.
Ao longo do dia, os alunos percorreram diferentes espaços emblemáticos da cidade, como o Rossio, o Largo do Carmo, o Chiado, a Praça da Figueira, o Largo de São Domingos, o Terreiro do Paço/ Cais das Colunas, culminando com uma visita ao Lisboa Story Center. Durante o percurso, os alunos realizaram tarefas adaptadas aos vários níveis de proficiência linguística.
Através de um peddy paper construído especificamente para os níveis A1, A2 e B1, foram desafiados a observar, interagir, perguntar, descrever, interpretar espaços históricos e culturais, gravar áudios, recolher imagens e mobilizar competências de compreensão e produção oral e escrita em contexto real. Esta abordagem permitiu uma forma diferente e muito significativa de descobrir a história, a cultura e a sociedade lisboetas.
Houve alguns momentos particularmente interessantes e inesperados que enriqueceram a visita. O primeiro aconteceu no café A Brasileira, quando um dos funcionários, o Miguel, especialista na história deste café icónico, se disponibilizou para contar sobre a ligação de Fernando Pessoa com este espaço, desvendando detalhes não muito óbvios e conhecidos!
Depois, durante o piquenique-convívio, no Parque Eduardo VII, três estudantes de Psicologia que ali estavam, entre grandes grupos de trajados que ali almoçavam e repousavam, aproximaram-se e explicaram a sua presença ali, bem como os símbolos que identificam a sua faculdade e o seu curso. Foi uma partilha bastante curiosa, que serviu de aperitivo aos sabores multiculturais confecionados em casa e trazidos por todos (desde o pastel de bacalhau à samosa paquistanesa, passando pelo momo nepalês ou as massinhas do Bangladesh com o respetivo molho picante, entre muitas outras iguarias!).
Destaca-se o comportamento verdadeiramente exemplar de todos os alunos ao longo da visita. Demonstraram grande cooperação, curiosidade, sentido de responsabilidade, respeito e envolvimento nas atividades propostas, quer a nível pessoal quer na mobilização das suas competências linguísticas e sociais. Foi particularmente gratificante observar a forma como alunos de diferentes origens, línguas e níveis de proficiência colaboraram entre si, partilhando conhecimentos e experiências.
Esta visita marcou um importante momento de aprendizagem, integração e convivência, reforçando o contacto com a língua portuguesa em contextos autênticos e promovendo uma maior aproximação à cultura portuguesa e à cidade de Lisboa. O que mais se destacou, todavia, foi o reforço de laços dentro do grupo, num espírito de união de diferenças e partilha de uma experiência comum!
Já na sala de aula, foram atribuídos diplomas a todos os participantes na atividade, para memória futura!
No âmbito do Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), os alunos da Turma de Acolhimento (TurAc) e das aulas de Português Língua Não Materna (PLNM) participaram em atividades dinamizadas pela Biblioteca Escolar, explorando o tema"Bibliotecas Escolares: a ligar comunidades!".
Com recurso a ferramentas de inteligência artificial, os alunos desenvolveram projetos criativos, que incluíram a criação de textos e imagens interativas. Esta experiência não só promoveu a aprendizagem do português como língua de escolarização, mas também permitiu aos alunos expressarem a sua criatividade, desenvolvendo competências digitais essenciais.
A atividade destacou a importância da biblioteca como espaço de inclusão e aprendizagem, onde a tecnologia e o conhecimento se encontram para abrir novos horizontes aos nossos alunos.
No próximo dia 21 de fevereiro comemora-se o Dia Internacional da Língua Materna. O grupo PLNMacolhe está a organizar uma atividade para o celebrar que decorrerá no auditório do bloco A da escola sede de Agrupamento, E. S. Seomara da Costa Primo, às 11:45 h.
A turma de Português Língua Não Materna de ensino secundário foi até Belém no passado dia 9 de junho, acompanhada da sua professora, para aprofundarem conhecimentos da língua, da cultura e da história de Portugal através do contacto e interpretação de alguns dos seus símbolos distintivos.
Começaram por experimentar, pela primeira vez, o famoso pastel de Belém na pastelaria icónica, e a maioria ficou fã e prometeu repetir!
A seguir, a guia Marta, do serviço educativo do Museu da Presidência, levou-os a conhecer e a interpretar alguns dos símbolos mais representativos do país: a bandeira, o hino e, claro, o Presidente!
Foi uma aula de história e cultura muito acessível graças ao profissionalismo e simpatia da Marta.
Os alunos, vindos de diversas e tão diferentes culturas, ficaram muito curiosos e fizeram muitas perguntas sobre a República Portuguesa e os objetos presentes no Museu. Também souberam que o Presidente não se encontrava no Palácio de momento, por estar a preparar o 10 de Junho, mas a Marta fez questão de os levar a visitar uma parte dos maravilhosos jardins onde os alunos tiraram muitas fotos e conheceram algumas curiosidades.
Seguiu-se um piquenique multicultural, com sabores e aromas da Índia, da Nigéria, da China, da Guiné, de Cabo Verde... e até de Portugal! Como fazia um calor sufocante, relaxou-se um pouco à sombra, logo ali nos jardins em frente ao Palácio.
Depois de um gelado para refrescar, avançou-se até ao Mosteiro dos Jerónimos só para a fotografia, tendo a professora dado algumas explicações sobre o monumento e os túmulos de figuras incontornáveis da história de Portugal, Vasco da Gama e Luís de Camões.
A última paragem do percurso foi o Padrão dos Descobrimentos, onde fomos recebidos entusiasticamente pela Cristina, responsável pelo serviço educativo, que preparou uma atividade lúdico-pedagógica muito interessante, considerando os diferentes níveis de proficiência da turma.
Os alunos, muito participativos, interpretaram o Padrão a partir das orientações da Cristina e foram conduzidos a momentos da história que, apesar de mais sombrios e criticáveis, devem ser conhecidos. Neste sentido, foi muitas vezes invocada a palavra "memória".
Os alunos, provindo de países africanos e asiáticos, dentro das suas competências comunicativas, colocaram muitas questões sobre as versões e perspetivas históricas dos povos, a que a Cristina respondeu com rigor e empatia. Falou-se ainda da importância da língua Portuguesa no mundo, enumerando algumas palavras espalhadas pelas várias línguas do mundo.
Para acabar em grande, subiu-se ao Padrão e, num olhar a 360 graus, apreciou-se a paisagem que, outrora símbolo do império, representa agora um lugar de memória onde se aprecia a arte, a natureza e aprende a fazer melhores países e povos.
Os alunos regressaram cansados, especialmente do calor que se fez sentir, mas felizes com a experiência, o convívio salutar e a partilha - que ótima forma de fechar um ano letivo!