RESULTADOS DAS CANDIDATURAS A MOBILIDADE DE GRUPO DE ALUNOS VET – CURSO TÉCNICO DE DESPORTO - 11º ANO


No passado dia quatro de novembro, os alunos do 12.º ano – turmas 3 e 7 participaram numa visita de estudo a Lisboa, dedicada ao Roteiro de Fernando Pessoa. A atividade, organizada pela professora de Português e acompanhada pelo professor de Educação Física / Diretor de Turma e pela professora de Geografia C, teve como objetivo aprofundar o conhecimento da vida e obra de um dos maiores poetas da literatura portuguesa, num formato dinâmico e participativo: um Peddy Paper literário.
Ao longo do percurso, os alunos foram desafiados a cumprir várias tarefas e responder a questões relacionadas não só com Fernando Pessoa, mas também com outros autores estudados no 11.º ano, como Padre António Vieira e Eça de Queirós e, ainda sobre um autor que virá a ser estudado no presente ano letivo, José Saramago.
O Peddy Paper revelou-se uma forma divertida e pedagógica de aproximar os alunos da literatura, estimulando o espírito de equipa, a criatividade e o contacto direto com os espaços literários da cidade. A atividade foi considerada um sucesso tanto pelos professores como pelos estudantes, reforçando a importância das experiências fora da sala de aula no desenvolvimento cultural e pessoal dos alunos, apesar do cansaço sentido no final.
Parafraseando Pessoa, porém brincando com um dos seus versos mais conhecidos: “Tudo vale a pena quando a vontade não é pequena!”
Os alunos do 12º ano – turmas 3 e 7, assim como a professora responsável pela visita de estudo, agradecem a disponibilidade e colaboração dos professores Andreia Mendes e Paulo Santos.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
No dia 14 de Novembro, alguns alunos finalistas do Curso Profissional de Técnico de Desporto tiveram a oportunidade de participar numa enriquecedora atividade de estágio, a convite da Special Olympics. A iniciativa integrou a organização de um torneio de ténis de mesa destinado a pessoas com deficiência intelectual, proporcionando aos nossos alunos uma experiência prática, humana e profundamente formativa.
Segundo o responsável da organização, os alunos demonstraram um desempenho de excelência: foram cumpridores, educados e colaboraram de forma exemplar em todas as fases do evento. Esta participação reforça não só as competências técnicas dos estudantes, como também os valores de respeito, inclusão e espírito de equipa que o nosso agrupamento promove.
Parabéns aos nossos finalistas pelo profissionalismo e dedicação.
Obrigada à Special Olympics pela oportunidade formativa!


No dia 17 de novembro de 2025 realizou-se uma visita de estudo ao Museu da Eletricidade, em Belém, com a participação das turmas 1ºTEAC, 2ºTEAC e 3ºTEAC do Curso Profissional de Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores. Os professores acompanhantes foram a professora Susana Januário, da disciplina de Automação e Robótica, e o professor Rui Raposo, da disciplina de Eletricidade e Eletrónica. A deslocação foi feita em autocarro público, tendo a viagem decorrido com normalidade e sem qualquer sobressalto. A visita iniciou-se às 10h15 e teve a duração aproximada de duas horas.
Os alunos demonstraram interesse e motivação ao longo de toda a atividade, participando ativamente nas explicações fornecidas pelo monitor que acompanhou o grupo, cuja apresentação foi clara, rigorosa e muito bem conduzida. Durante o percurso expositivo, os alunos puderam observar equipamentos e estruturas da antiga central termoelétrica, compreendendo melhor o funcionamento da eletricidade, identificando fontes de energia e reconhecendo aplicações práticas nas áreas da eletrónica, automação e robótica. A visita permitiu ainda refletir sobre a eficiência e sustentabilidade energética, valorizar o património industrial e estimular a observação, o pensamento crítico e o trabalho colaborativo.
O comportamento dos alunos das três turmas foi adequado e responsável, tanto durante a visita como nas deslocações. Alguns alunos aproveitaram ainda a oportunidade para conhecer a zona envolvente de Belém, mantendo sempre uma postura correta. A atividade revelou-se totalmente enquadrada nos conteúdos e objetivos do curso, contribuindo para consolidar conhecimentos técnicos e promover o contacto direto com contextos reais relacionados com a área profissional.
Em síntese, a visita de estudo ao Museu da Eletricidade foi muito positiva, atingiu todos os objetivos definidos e proporcionou aos alunos uma experiência enriquecedora e alinhada com a sua formação.
![]() |
|
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |