Estudo diagnóstico das aprendizagens

Nos dias 23, 24, 25 e 26 de janeiro de 2023 foi aplicado nas escolas Básica D. Francisco Manuel de Melo e secundária Seomara da Costa Primo, do Agrupamento de Escolas Amadora Oeste um Estudo Diagnóstico IAVE 2023. Este estudo que procura avaliar os resultados da implementação de medidas de mitigação do impacto da pandemia Covid-19 incluiu a realização de um estudo diagnóstico destinado aos alunos dos 6º e 9º anos do ensino básico, o qual incidiu nas literacias matemática, científica, leitura e informação, conforme previsto no eixo 3 – «Conhecer e Avaliar» do Plano 21|23 Escola+.
Este estudo envolveu a aplicação online de 3 tarefas constituídas por itens de seleção e um questionário de contexto aos alunos, com o objetivo de recolher informação relevante para o sistema educativo e para as escolas, de forma a poder identificar as áreas de intervenção prioritária e apoiar a implementação das medidas educativas adequadas à melhoria das aprendizagens dos alunos, e cujos resultados contribuirão para a produção de indicadores de recuperação.
A aplicação deste Estudo Diagnóstico foi coordenada, no 6º ano, pelo professor António Gualdim Rodrigues e no 9º ano pela professora Maria Manuela Santos Matos Bessa. Dos alunos previstos, 58 no 9º ano e 52 no 6º ano de escolaridade, todos participaram nesta aplicação, tendo apenas faltado um aluno de 6º ano. Esta aplicação decorreu dentro da normalidade prevista e não houve nenhuma ocorrência que fosse impeditiva da realização deste estudo.
Marcações: 2022-2023, Direção informa 22-23, IAVE