Erasmus+: balanço da apresentação sobre a formação realizada em Helsínquia
No passado dia 13 de novembro de 2024, as docentes Isabel Xavier, Sílvia Alberto e Sónia Duque desenvolveram a sua apresentação sobre a formação realizada em Helsínquia, em maio de 2024.
A formação "Finnish Approach to Pupil’s Wellbeing: How to Bring More Activity, Fun and Joy to Classroom" teve como objetivo apresentar e discutir as práticas pedagógicas adotadas na Finlândia, com foco no bem-estar dos estudantes. Essa abordagem procura transformar a sala de aula num ambiente mais dinâmico, divertido e estimulante para o aluno.
A formação destaca a importância de integrar atividades físicas, sociais e emocionais ao processo de ensino-aprendizagem. O objetivo é reduzir o estresse e aumentar a motivação dos alunos, proporcionando experiências educativas mais envolventes e prazerosas. A metodologia finlandesa valoriza a aprendizagem ativa, onde os alunos são incentivados a participar de forma criativa, com maior liberdade de expressão e interação.
Principais pontos abordados na formação:
- Importância do bem-estar emocional e físico para o desenvolvimento cognitivo dos alunos.
- Atividades lúdicas e interativas e estratégias, que tornam a aprendizagem mais divertida e eficaz.
- Respeito pela autonomia do aluno, com destaque num ensino mais personalizado e que leva em conta as necessidades e ritmos individuais.
- Integração de disciplinas, onde a aprendizagem de conteúdos está ligada a atividades práticas e contextuais.
Ao adotar esta abordagem, os professores podem criar um ambiente mais acolhedor e produtivo, onde os alunos se sentem motivados a aprender, explorando suas potencialidades de maneira alegre e significativa. A formação procura, assim, inspirar docentes a aplicar práticas que favoreçam o bem-estar integral dos estudantes e, consequentemente, seu sucesso escolar e pessoal.
Esta forma de aprendizagem já está a ser aplicada na nossa escola desde o regresso da formação. Convidamo-lo a ver as fotografias do evento e de exemplos de atividades e estratégias implementadas.
Durante a apresentação, os professores presentes também participaram das atividades apresentadas:
Opiniões de alguns colegas que estiveram presentes durante a nossa apresentação:
Do meu ponto de vista, a apresentação foi muito interessante e pertinente, particularmente as atividades desenvolvidas, as quais podem constituir excelentes oportunidades de reflexão sobre as nossas atitudes e comportamentos.
Anabela Ribeiro
Assisti apenas a uma parte da apresentação, pois tive de sair para leccionar uma aula. Relativamente ao que presenciei, gostei da forma como iniciaram a apresentação sobre a formação na Finlândia, pois envolveram os presentes através de um jogo que serviu como "ice breaking" da apresentação. Seguidamente, o vídeo apresentado foi também muito interessante, na medida em que mostra a realidade vivida nas escolas filandesas, estabelecendo, em seguida, através de algumas trocas de ideias, um paralelismo com o nosso sistema de ensino. Neste aspeto, gostei sobretudo da postura e respeito dos pais filandeses em relação aos professores e à escola . De salientar ainda a ajuda que proporcionaram com a tradução de alguns conceitos em inglês, para as colegas que, eventualmente, poderiam ter dúvidas. Com muita pena não assisti à última parte da apresentação, mas agradeço, desde já, a disponibilidade prestada na partilha apresentada, bem como destacar o clima tranquilo e agradável da apresentação.
Ana Pascoal