Teen Voices for Peace – Uma experiência multicultural em Portugal
De 17 a 23 de fevereiro, a nossa escola recebeu nove alunos e duas professoras do Gymnázium Dubnica nad Váhom (Eslováquia) através do programa Erasmus+. Juntamente com nove alunos do 11.º ano da ESSCP, embarcámos numa semana de partilha, com o projeto Teen Voices for Peace – Building Bridges in Multicultural Europe. O objetivo? Usar as artes para expressar a paz e fortalecer os laços entre culturas.
Ao longo da semana, explorámos a paz e as diferentes formas artísticas para a promover. Começámos com reflexões sobre o que significa a paz para cada um e escreveu-se um pequeno Manifesto pela Paz. No workshop de graffiti com o artista Dish2795, os alunos deram asas à sua criatividade e da visão de cada par surgiu um mural conjunto cheio de cor e significado. Outro momento especial foi a sessão com os artistas Kay-Dee & Black.es que partilharam a sua experiência de promover a paz através da música e da dança, e que depois, juntamente com a professora Ana Água, orientaram os alunos na criação de músicas, danças e pequenas peças teatrais sobre união e diversidade.
Para além das atividades na escola, tivemos a oportunidade de explorar locais importantes para a cultura portuguesa, com visitas a locais emblemáticos como o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, a Baixa de Lisboa e a mágica Sintra. Fizemos uma visita guiada no CCB para explorar melhor a relação entre a arte e a paz, e uma paragem na Embaixada Eslovaca, para perceber o papel das instituições diplomáticas na promoção da paz a nível internacional.
No último dia, celebrou-se da melhor maneira: à volta da mesa! O almoço final juntou não só os alunos eslovacos e portugueses, mas também um grupo de estudantes gregos que estavam noutra mobilidade na nossa escola. Com boa comida, muita conversa e um ambiente descontraído, este foi um fecho muito português para uma semana tão europeia aqui na ESSCP.
Mais do que um simples intercâmbio, esta experiência Erasmus+ proporcionou aos alunos uma verdadeira imersão cultural, desde as atividades e passeios, aos momentos partilhados com as famílias de acolhimento. Todos os que participaram foram desafiados a sair da sua zona de conforto e a criar laços que os marcarão para a vida. Agora só resta esperar pela segunda parte do projeto, desta vez em terras eslovacas!