Erasmus+: Job Shadowing na IGS Delmenhorst, uma escola para todos, na Alemanha
De 25 a 27 de março, as docentes Ana Água e Nadine Lemos participaram numa experiência de jobshadowing na IGS Delmenhorst, na Alemanha, no âmbito do programa Erasmus+.
Um acolhimento que inspira
À chegada, fomos calorosamente recebidas por toda a comunidade educativa, em especial pelo professor Werner Kramper, o nosso anfitrião. O acolhimento é, de facto, uma das palavras que melhor descreve esta escola, cujo lema é "uma escola para todos".
Logo na entrada principal, um coração decorado com as bandeiras das nacionalidades presentes (ou que já passaram) pela escola capta a atenção de todos. Ao lado, uma frase que nos tocou profundamente: "Herz zählt, nicht Herkunft", que se traduz como “O que conta é o coração, não a origem”.
A IGS Delmenhorst acolhe cerca de 900 alunos e conta com aproximadamente 100 profissionais da educação, destacando-se pela sua abordagem realista, inclusiva e funcional à diversidade.
“Sou um dinossauro e uso o que resulta com os alunos.” - Professor Werner Kramper
Esta frase tornou-se o mote da nossa visita. A escola aposta em estratégias simples, mas eficazes, centradas no que realmente funciona para a integração linguística e social dos alunos.
Integração passo a passo
Os alunos recém-chegados são inicialmente integrados numa turma de acolhimento intensiva, onde permanecem durante cerca de um ano (ou mais, se necessário). Este grupo funciona como ponte para a turma base e centra-se no desenvolvimento funcional da língua alemã.
Apesar de, no sistema educativo alemão, existirem tendências que apontam para a descontinuação deste modelo, a IGS Delmenhorst mantém esta estrutura, reconhecendo a sua mais-valia.
Entre as práticas observadas, destacamos:
- Utilização de materiais visuais e interativos (fichas com imagens, jogos fonológicos);
- Trabalho orientado de leitura e escrita, muitas vezes com base em bandas desenhadas;
- Avaliação contínua, ao longo de todo o ano letivo;
- Transição gradual para as turmas-base, de acordo com a evolução linguística de cada aluno.
Esta abordagem permite uma progressão personalizada, respeitando o ritmo e as necessidades individuais.
Diferenciação pedagógica na prática
Outro ponto forte da IGS é a diferenciação pedagógica através da criação de “ilhas” de aprendizagem, onde pequenos grupos realizam tarefas ajustadas ao seu nível.
O mobiliário flexível, típico de uma sala de aula do futuro, facilita:
- Trabalhos autónomos;
- Apoio e correção individualizados;
- Utilização de aplicações educativas (como a App Anton);
- Atividades lúdicas com objetivos pedagógicos bem definidos.
As aulas seguem rotinas claras, com objetivos simples e acessíveis, favorecendo a aprendizagem ativa e a responsabilização dos alunos.
Um ambiente onde todos contam
Na IGS, a aprendizagem vai além da sala de aula. A escola promove intencionalmente o respeito, a autonomia e o bem-estar, através de:
- Sistemas de reforço positivo;
- Espaços dinâmicos e acolhedores, pensados para o estudo e o convívio;
- Mediação de conflitos e educação para a cidadania ativa.
Existe uma preocupação genuína em criar um ambiente onde todos se sintam seguros, valorizados e pertencentes — aspetos essenciais para o sucesso educativo.
Dimensão intercultural do Teatro
Tivemos também a oportunidade de assistir a um ensaio / aula de Teatro que, na escola, faz parte do currículo escolar, tratando-se de uma opção dos alunos. O grupo preparou uns sketches propositadamente em Inglês para que pudéssemos acompanhar.
Verificámos que o grupo que integra estas aulas é muito heterogéneo em termos de origens e línguas maternas, e que é criado um sentimento de "pertença" a este grupo, contribuindo para a sua integração e para o desenvolvimento das competências linguísticas na língua de acolhimento e na língua inglesa enquanto língua de comunicação a uma escala universal.
O que trazemos connosco
Esta experiência foi uma oportunidade de reflexão crítica sobre as nossas práticas e um convite a repensar o nosso papel como educadoras. Compreendemos que a inovação pedagógica nem sempre requer complexidade. Muitas vezes, reside na clareza, consistência e foco no essencial.
Trouxémos connosco a vontade de:
- Partilhar estas boas práticas com a Direção, coordenadores e colegas do nosso agrupamento;
- Adaptar e implementar estratégias no ensino do Português Língua Não Materna;
- Criar materiais pedagógicos inspirados na abordagem da IGS;
- Integrar estas aprendizagens nos nossos projetos educativos.
Porque a melhor inovação é, muitas vezes, aquela que simplifica, que coloca o aluno no centro e que constrói pontes para o sucesso. Esta mobilidade Erasmus+ foi uma fonte de inspiração — e um novo ponto de partida para continuarmos a crescer, juntos.
Marcações: Erasmus+, Jobshadowing, 2024-2025