Língua, História e Cultura de Portugal - um percurso de reconhecimento por Belém
No passado dia 8 de maio, os alunos de Português Língua Não Materna do ensino secundário realizaram uma visita de estudo a Belém, em Lisboa, acompanhados pelas professoras Ana Água e Nadine Lemos. Esta saída cultural teve como principais objetivos reforçar o contacto com a língua portuguesa em contexto real, promover a socialização e aprofundar o conhecimento da história e do património nacionais.
A primeira paragem foi o Mosteiro dos Jerónimos, onde os alunos exploraram o detalhe do estilo manuelino, com explicações apresentadas pelas professoras. Um momento particularmente especial foi a visita ao túmulo de Luís de Camões, poeta já abordado nas aulas, através da leitura de alguns dos seus poemas e de atividades no âmbito do centenário do seu nascimento. A ligação entre a literatura portuguesa e o património histórico foi aqui vivida de forma significativa. Foi também interessante verificar o "diálogo religioso" que ali se criou, na forma como alunos de tão distintas fés (ou talvez não...) se passearam pelos corredores do templo, num silêncio que soou a uma oração pela Paz - essa que é Branca como a luz, e deveria ser Universal, sem religião, nacionalidade, ideologia ou língua específica.
De seguida, o grupo dirigiu-se ao Palácio de Belém, onde foi explicado o papel institucional deste edifício na atualidade, como residência oficial do Presidente da República. Atravessando depois a ponte pedonal sobre a linha de comboio, os alunos aproximaram-se do rio Tejo, onde puderam apreciar a vista sobre a ponte 25 de Abril, tirar fotografias e descobrir que naquela zona existem ainda outros museus por explorar.
À hora de almoço, regressaram aos jardins junto ao palácio para partilhar um momento muito especial: um verdadeiro "almoço intercontinental", como disse o Mamadou - foi uma festa dos sabores do mundo! Houve comida do Bangladesh, do Nepal, da Guiné-Conacri, da Índia... e, claro, as clássicas pizzas e batatas fritas, que todos adoram. A variedade apresentada satisfez os apreciadores de carne, os que não a podem comer e os que escolhem não o fazer - a partilha e tolerância estiveram à mesa. Para sobremesa, não podia faltar o icónico pastel de Belém, que muitos experimentaram pela primeira vez. Ficaram a conhecer a sua história e exclusividade, tornando o momento ainda mais delicioso!
O último destino da visita foi o Padrão dos Descobrimentos, onde um guia muito simpático os recebeu com uma explicação acessível, clara e envolvente, adequada até para os alunos da turma de acolhimento com menor proficiência em português. O guia destacou o simbolismo do monumento, descreveu as figuras históricas representadas e incentivou uma leitura crítica da História, sublinhando tanto os feitos como as consequências negativas da expansão ultramarina portuguesa. Enfatizou também a importância de ver o Padrão como espaço de memória e como obra artística, promovendo a reflexão sobre o passado. Logo depois, subimos até ao miradouro para admirar a vista sobre o rio e sobre Belém.
Durante toda a visita, os alunos demonstraram um comportamento exemplar, com uma atitude curiosa, participativa e respeitadora. Esta experiência revelou-se uma excelente oportunidade de socialização, aprendizagem linguística e contacto direto com a cultura portuguesa, sempre num ambiente de diálogo, espírito crítico e também muito boa disposição e humor!"
Marcações: Visita de Estudo, 2024-2025