Matemática e Arte em Atividade Criativa
Os alunos das turmas 6º1ª, 6º2ª e 6º3ª participaram recentemente numa atividade interdisciplinar que articulou as disciplinas de Matemática e Arte. As atividades tiveram como objetivo mostrar como os conceitos matemáticos se interligam e podem ser aplicados na criação artística, promovendo uma aprendizagem mais significativa e criativa.
Durante as aulas de matemática, os alunos construíram rosáceas geométricas — a partir da construção de um pentágono regular inscrito numa circunferência. Este processo permitiu aplicar diversos conhecimentos adquiridos nas aulas de Matemática, como ângulos, triângulos, simetrias, frações, proporcionalidade, áreas e perímetros entre outros conceitos. Os alunos perceberam, na prática, como a Matemática está presente na Arte e vice-versa.
Além da construção artística, os alunos realizaram uma ficha de exploração matemática com questões que os levaram a refletir e aplicar os conceitos matemáticos envolvidos neste trabalho de projeto. Esta fase consolidou a aprendizagem, incentivando a análise e a valorização da ligação entre o raciocínio lógico e a criatividade.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Marcações: Artes, Matemática, 2024-2025