Visita de Estudo às Salinas do Samouco
No dia 13 de maio, as turmas um, dois e sete do décimo primeiro ano visitaram as Salinas do Samouco em Alcochete. Pretendia-se proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizagem integradora dos conteúdos de Biologia e Geologia do décimo e do décimo primeiro ano. Investiu-se também na parceria com Física e Química A, uma vez que esta disciplina fornece muitos dos conceitos fundamentais para compreender os fenómenos observados e estudados.
As Salinas do Samouco integram a zona estuário do Rio Tejo, exibindo as características típicas destes ecossistemas de transição entre o rio e o mar. A dinâmica fluvial é muito condicionada pela subida e descida das marés o que, por sua vez, apenas permite a instalação de ecossistemas bem adaptados a estas variações diárias. Consequentemente, durante esta visita de estudo os alunos tiveram oportunidade de observar e estudar algumas formas de vida exclusivas destes ambientes estuarinos. Entre estas, destaca-se a enorme variedade de aves que usam o estuário do Tejo para descansar das suas viagens migratórias e outras que vivem temporariamente neste local para escapar aos invernos rigorosos dos locais onde voltam anualmente para nidificar.
Para muitos de nós foi surpreendente compreender o ciclo de extração do sal das salinas – um trabalho árduo e sazonal, que produz um sal (e flor do sal) de elevada qualidade para usar na gastronomia. Muitos voltaram para casa com um ou mais saquinhos de sal para partilharem com as famílias este recurso geológico mineral muito cobiçado por toda a Europa!
Foi uma tarde plena de trabalho, sendo também uma tarde repleta de experiências de aprendizagem, partilhada com empenho e correção por todos os alunos presentes.
Marcações: Visita de Estudo, 2024-2025