Dinâmica Concurso das Tabuadas reforça articulação entre ciclos e promove o gosto pela Matemática
No âmbito da articulação vertical, entre o 1.º e o 2.ºciclos, foi desenvolvida uma dinâmica centrada na consolidação das tabuadas, com o objetivo de promover o gosto pela Matemática e incentivar um espírito de competição saudável.
A iniciativa teve início nas salas de aula dos 4.º e 5.ºanos, onde, através de uma primeira eliminatória, foram apurados os três melhores alunos de cada turma.
De seguida, os representantes de cada turma (num total de 48 alunos), avançaram para a 2.ª eliminatória — um momento marcado pela partilha e pelo desafio entre ciclos, que decorreu na Biblioteca da Escola Francisco Manuel de Melo, no dia 4 de junho.
Desta fase resultaram seis finalistas — três do 4.º ano e três do 5.º ano — que participaram na 3.ª eliminatória. Nesta etapa, foi selecionado o melhor representante de cada ciclo.
Por fim, o desafio foi disputado entre os dois finalistas, culminando com a vitória do aluno Joe Lin, N.º 9, do 5.º3, e ficando em segundo lugar o aluno Santiago Gomes, N.º18, do 4.ºEFMM. Ambos revelaram excelente domínio das tabuadas e rapidez de raciocínio.
Como reconhecimento pelo desempenho, os vencedores de cada ciclo de ensino foram premiados.
Todos os participantes receberam certificados de participação e diplomas de mérito.
Esta dinâmica revelou-se uma excelente oportunidade para reforçar a ligação entre ciclos, estimular o cálculo mental e motivar os alunos para a aprendizagem da Matemática de forma lúdica, envolvente e desafiante.
Destaca-se ainda a colaboração de uma vasta equipa de professores, em particular dos professores do 1.º ciclo e do grupo disciplinar de Matemática e Ciências Naturais.
Parabéns a todos os participantes pelo empenho, entusiasmo e espírito de equipa demonstrados ao longo de toda a atividade!
![]() |
![]() |
![]() |
|
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Marcações: Matemática, FMM, 2024-2025