Palestra/debate O contributo das migrações para a democracia e o bem-estar
No âmbito das atividades da educação para a cidadania, realizou-se, dia 25 de fevereiro, uma palestra/debate subordinada ao tema “O contributo das migrações para a democracia e o bem-estar”, dinamizada pelo politólogo e cientista Andrés Malamud. A sessão dirigiu-se a alunos do ensino secundário - acompanhados por professores - e proporcionou um momento de reflexão sobre a relação entre migrações, participação democrática e coesão social.
Ao longo da palestra, o orador ajudou-nos a entender diversas dinâmicas entre as migrações, democracia e bem-estar, apresentando uma análise esclarecedora e acessível sobre a importância das migrações nas sociedades contemporâneas, destacando o seu papel na diversidade cultural, no desenvolvimento económico e no fortalecimento das democracias. A intervenção suscitou grande interesse por parte dos alunos, que participaram de forma muito ativa, colocando questões pertinentes e demonstrando curiosidade e sentido crítico.
Após a palestra, o consenso foi geral: quer os alunos, quer os professores prolongariam este encontro pois o interesse e a participação foram de grande entusiasmo, só tendo terminado devido a impossibilidade logística!
O seguinte vídeo, realizado por alunos do 1º ano do curso profissional de fotografia, dá conta de alguns momentos deste encontro:
Sobre Andrés Malamud
Andrés Malamud é politólogo e investigador na área da ciência política, com reconhecida intervenção pública no espaço lusófono e ibero-americano. É investigador principal no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, onde estuda sobretudo política comparada e política internacional, com especial enfoque na América Latina.
Ao longo da sua carreira, tem sido professor convidado em diversas universidades europeias e americanas, bem como em instituições de ensino superior da América Latina. Participa regularmente no debate público através de artigos, entrevistas e comentários em órgãos de comunicação social nacionais e internacionais, incluindo meios de países como Argentina, Brasil, Chile, Alemanha, Espanha e Itália
Nascido na Argentina, Andrés Malamud é também imigrante em Portugal, o que lhe confere uma perspectiva particularmente relevante para a reflexão sobre democracia, instituições políticas e migrações.
Link institucional: https://www.ics.ulisboa.pt/pessoa/andres-malamud






