O Projeto Rios Continua a Fluir
Pelo segundo ano consecutivo, os alunos da turma um de Ciências e Tecnologias dedicaram tempo e energia para continuarem a conhecer cada vez melhor as ribeiras que correm junto à escola, colaborando com o Projeto Rios (ASPEA). No ano passado explorámos a Ribeira da Amadora e este ano fomos conhecer de perto a Ribeira de Carenque.
Ao longo de todo o ano, mesmo nas férias, os alunos monitorizaram de perto a Ribeira da Amadora alertando para as mudanças que foram ocorrendo. Algumas destas mudanças resultam dos ciclos naturais e da variação do clima ao longo do ano. Porém, foram detetadas algumas intervenções antrópicas, algumas delas muito impactantes nos ecossistemas ripícolas. O nosso foco principal tem sido a vigilância das espécies invasoras que continuam a conquistar os terrenos das margens da ribeira. Chama-se a atenção para o impacte negativo que isto tem nas espécies autóctones que já são muito difíceis de encontrar.
Conforme acima mencionado, este ano explorámos as margens da Ribeira de Carenque que, a jusante, se encontra e se funde com a Ribeira da Amadora. Percebemos que o caudal da Ribeira de Carenque é mais abundante e constante ao longo do ano, razão pela qual encontrámos algumas populações de peixes entre outros vertebrados. As margens, plenas de vegetação, exibem sobretudo espécies invasoras.
Há muito trabalho a fazer se quisermos conservar os ecossistemas das nossas ribeiras. Lá estaremos no próximo ano, cheios de vontade de contribuir para devolver a estes ecossistemas preciosos o vigor que tiveram outrora!