4ª grande corrida de carros movidos a energia solar
Realizou-se no passado dia de 17 de junho, na pista do Real Sport Club de Massamá, concelho de Sintra, o VS-SOLAR CHALLENGE 2018, ou seja, a 4ª grande corrida de carros movidos a energia solar. Mais que uma competição, é uma corrida por um ambiente melhor. Este é um evento composto por várias atividades de sensibilização e consciencialização ambiental ilustrativas das potencialidades e benefícios da energia solar. É uma oportunidade para todos os que gostam desta ideia se juntarem e, assim, contribuírem para a evolução desta tecnologia de mobilidade ecológica.
Na edição deste ano, participaram 17 carros solares em pista oriundos de vários pontos do país e de várias instituições do ensino básico e secundário, profissional e superior, entre os quais um construído no Agrupamento de Escolas Amadora Oeste. A coordenação da construção esteve a cargo do professor Vítor Palminha, na qual participaram os professores Rodrigo Frazão e Vitor Silva e alunos do Curso de Refrigeração e Climatização, no âmbito da candidatura ao projeto Ciência na Escola - 15ª Edição Prémio Fundação Ilídio Pinho.
Na sua primeira participação, o carro construído no Agrupamento, tripulado pelo aluno Tiago Rodrigues, fez um tempo de 3’17”, tendo ficado, na prova de velocidade, em 11º lugar (classificação geral) e em 6º lugar na sua categoria (A 36V, na qual estavam 10 carros em competição). Na prova de resistência, 50 minutos de prova, repetimos a classificação.
Foi ainda possível visitar vários stands onde era possível fazer experiências e montagens, assim como, comer maçãs assadas e bolos confeccionados em fornos solares.
Além dos vários certificados de participação, foram oferecidos a todas as equipas troféus disponibilizados pela C.M.de Sintra.
Consultar: http://vssolarchallenge.
Marcações: 2017/2018, Carrinho solar, VS-Solar Challenge, Real Massamá, Ciência na Escola, Fundação Ilídio Pinho, 4ª corrida de carros solares tripulados
Comentários
VS-SOLAR CHALLENGER 2018 - Obrigado a todos os professores que se disponibilizaram para colaborar e apoiar alunos e alunas (do 5º ao 12ºano) no âmbito das atividades programadas nos projetos INOV.
A construção deste protótipo solar fotovoltaico (FOTÃO 7), demonstra, quanto importante foi o percurso escolar destes alunos, que permitiu destacarem-se na respetivas turmas(5º3; 5º4; 7ºA; 10º ano- Curso de climatização e refrigeração)
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