Agrupamento participa no PROJETO SELFIE
SELFIE (sigla de «Self-reflection on Effective Learning by Fostering Innovation through Educational technologies» ou a autorreflexão sobre a aprendizagem eficaz fomentando a inovação através de tecnologias educativas)
O SELFIE é uma iniciativa da Comissão Europeia.
A ferramenta foi desenvolvida em estreita colaboração com uma equipa de peritos de escolas, ministérios da educação e institutos de investigação de toda a Europa. As instituições parceiras incluem a Fundação Europeia para a Formação , o Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional ( CEDEFOP ) e o Instituto de Tecnologias de Informação para a Educação da UNESCO .
É uma ferramenta concebida para ajudar as escolas a incorporar tecnologias digitais no ensino, na aprendizagem e na avaliação dos alunos.
A ferramenta pode realçar o que está a funcionar bem, as áreas que requerem melhorias e quais devem ser as prioridades. A ferramenta está atualmente disponível nas 24 línguas oficiais da União Europeia.
O SELFIE reúne – de forma anónima – as opiniões dos alunos, dos professores e dos dirigentes escolares sobre a forma como as tecnologias são utilizadas na escola. Esta recolha é feita com recurso a breves afirmações e perguntas numa escala de concordância simples de 1 a 5. As afirmações abrangem áreas como a liderança, as infraestruturas, a formação dos professores e a competência digital dos alunos.
A avaliação demora cerca de 30 minutos. As perguntas são adaptadas a cada grupo. Por exemplo, os alunos têm perguntas relacionadas com a sua experiência de aprendizagem, os professores refletem sobre a formação e as práticas de ensino e os dirigentes escolares abordam o planeamento e a estratégia global.
Com base neste input, a ferramenta gera um relatório, ou seja, uma imagem («SELFIE» :-)) dos pontos fortes e pontos fracos de uma escola em termos da sua utilização das tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem. Quantas mais pessoas participarem, mais exato será a SELFIE da escola
Os resultados e as perspetivas do exercício do SELFIE são exclusivamente para a sua escola e não são partilhados, a menos que decida fazê-lo.
As conclusões podem ajudar a escola a determinar a sua situação e, a partir daí, a iniciar um debate sobre a utilização das tecnologias e a desenvolver um plano de ação. O SELFIE pode ser utilizado numa fase posterior para avaliar o progresso e adaptar o plano de ação.
Benefícios
O SELFIE envolve toda a comunidade escolar – dirigentes escolares, professores e alunos – num processo de 360 graus que abrange muitas áreas da prática escolar.
Dado que cada escola é única, a ferramenta pode ser personalizada. A sua escola pode selecionar e adicionar perguntas e afirmações adequadas às vossas necessidades.
O SELFIE permite que todos os participantes respondam a perguntas que correspondam à sua experiência, enquanto alunos, professores ou dirigentes escolares.
O SELFIE é gratuito. As respostas são anónimas e os dados são seguros. Pode fazer a avaliação a partir de um computador, tablet ou smartphone.
Uma vez concluído o exercício do SELFIE, cada escola recebe um relatório interativo personalizado que proporciona tanto dados detalhados como breves perspetivas sobre os pontos fortes e os pontos fracos.
Concebido por e para as escolas
Desde o início que os dirigentes escolares, os professores e os alunos estiveram envolvidos na criação e nos ensaios de funcionamento do SELFIE:
5000 pessoas deram o seu contributo na conceção inicial da ferramenta. 67 000 pessoas, de 650 escolas da Europa, participaram no ensaio-piloto.
A SELFIE foi testada em escolas primárias para assegurar que seria compreendida pelos alunos mais jovens.
Dia 14 de fevereiro será o lançamento do projeto piloto em Portugal no IE - Lisboa e seremos uma das escolas participantes.