A Inteligência Artificial (IA) na investigação científica
Participação na 3.ª Conferência Nacional Educação STEM – divulgação do projeto dinamizado sobre painéis fotovoltaicos
No passado dia 28 de junho de 2025, as professoras Célia Miranda e Ana Luís representaram o Agrupamento de Escolas Amadora Oeste na 3.ª Conferência Nacional de Educação STEM, que decorreu no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Durante o evento, as docentes apresentaram um póster científico intitulado “Painéis fotovoltaicos – uma opção a considerar!”, resultado de um trabalho desenvolvido com alunos do 10.º ano do ensino regular, 10º1 e do 2.º ano do ensino profissional, TGPSI, no âmbito do projeto internacional ICSE Science Factory.
O trabalho foi dinamizado em parceria com o programa Eco Escolas e envolveu uma abordagem prática e crítica sobre fontes de energia renovável, com especial enfoque na energia solar. Um dos aspetos inovadores do trabalho foi a utilização de ferramentas de inteligência artificial, nomeadamente no apoio à pesquisa, análise de dados e construção de conteúdos, promovendo assim a literacia científica e digital dos alunos.
O desafio proposto consistiu numa investigação científica sobre painéis fotovoltaicos, com recurso ao Perplexity.IA, de forma a recolher valores de referência dos principais fatores que influenciam a eficiência energética dos painéis.
Utilização posterior de um modelo preditivo, Machine Learning for kids, para explorar o impacto de alguns desses fatores na eficiência energética e avaliar a fiabilidade do modelo na previsão de resultados, refletindo sobre as vantagens /
limitações de utilização da IA. Comprovação experimental final: Investigação da influência da irradiância e da diferença de potencial elétrico, d.d.p, no rendimento de um painel fotovoltaico.
A atividade implementada foi considerada desafiante, enriquecedora e contribuiu para melhorar as capacidades dos alunos na utilização da IA em contexto educativo, aumentando a sua literacia digital.
A participação na conferência permitiu divulgar as boas práticas pedagógicas do agrupamento, fomentar a partilha de experiências com outras escolas a nível nacional e reforçar a aposta na educação para o desenvolvimento sustentável no âmbito das áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
Esta iniciativa evidencia o empenho dos docentes e dos alunos na construção de uma escola mais sustentável, inovadora e atenta aos desafios ambientais e tecnológicos do presente e do futuro.

Marcações: Painel Solar, Inteligência artificial, 2024-2025






