Logo titulo 3

issuu logo symbol colour

    • Agrupamento
    • Escolas
      • • ESSCP (sede)
      • • EBI D. FMM
      • • EB1/JI Venteira
      • • EB1/JI Manuel Heleno
      • • JI Raquel Gameiro
    •   Visita virtual à sede Visita virtual à sede
    • Oferta educativa 24/25
    • Fale connosco
  • Orgãos
    • Organograma
    • Conselho Geral
    • Direção
    • Conselho Administrativo
    • Conselho Pedagógico
    • Departamentos
    • Coordenação D.T.
  • Documentos
    • Projeto educativo 15-18
    • Reg. interno 15-18
      • Reg. Cursos Profissionais
      • Reg. Cursos Edu. Formação
    • Plano A. de Atividades
    • Projeto Curricular
    • Plano Pluri. TEIP 14-17
    • Avaliação
      • Externa
      • Interna
    • Plano E@D
    • PADDE 25/27
  • Comunidade
    • Comunidade escolar
    • Alunos
      • Estatuto do aluno
      • Calendário Escolar 25|26
      • Manuais Adotados 25|26
      • Critérios Gerais de Avaliação
      • Provas e Exames 2025
      • Valor e Excelência
    • Docentes
      • Contratação/Concursos
    • Não docentes
    • Pais / E.E.
  • Serviços
    • Administrativos
    • Ação Social Escolar
    • Apoio T. Específico
    • Bibliotecas / CRE
    • EMAEI
    • G.A.A.F.
    • Gabinete de Acolhimento
    • Mentoria entre Pares
    • Suporte informático
    • S.P.O.
    • Sala de Estudo
  • Notícias
    • ANO LETIVO 2025-26
    • ARQUIVO
      • Ano letivo 24/25
      • Ano letivo 23/24
      • Ano letivo 22/23
      • Ano letivo 21/22
      • Ano letivo 20/21
      • Ano letivo 19/20
      • Ano letivo 18/19
      • Ano letivo 17/18
      • Ano letivo 16/17
  • Referência
    • ESTRUTURAS DE REFERÊNCIA
    • Clube Desportivo
    • ESCXEL
    • Observa. da Qualidade
    •  Programa Erasmus+ Programa Erasmus+
    • Programa TEIP
    • Programa QUALIFICA
  • A.E.C.
    • Atividades de Enriquecimento Curricular
    • Clubes
      • Clube das Artes
      • Cerâmica e Azulejo
      • Ciência Viva na Escola
      • Clube de Fotografia
      • Clube de Música
      • Programação e Robótica
    • Projetos
      • Antologia e_moções
      • Apps For Good
      • Eco-Escolas
      • E.F. / Desporto Escolar
      • Energy up
      • Escola Feliz
      • INOV E
      • Grupo de teatro AbreMundos
      • Mexe-te +
      • Newsletter
      • PNC
      •  Programa Erasmus+ Programa Erasmus+
Demo
Home Notícias Seomara ...
  • Office 365
  • Suporte informático
  • SIGE3
  • SIGA
  • Inovar PAA
  • Inovar
  • Consulta alunos
  • Moodle
26 Jun.2025

Projeto Escola Feliz

Imprimir Email

19 maio2025

Clube de Cerâmica e Azulejo

Já podem ser vistos e apreciados alguns dos excelentes trabalhos do Clube de Cerâmica e Azulejo no bloco E, este clube é composto por dez alunos e três professoras.

Os trabalhos são muito criativos, inspirados na natureza, numa analogia com a patrona Seomara da Costa Primo.

Para mais informações consultar o site https://clubeceramicaaeao.weebly.com/inscriccedilatildeo.html

Imprimir Email

11 Nov.2023

O PROJETO MEXE-TE MAIS QUER PROMOVER A SAÚDE FÍSICA NOS JOVENS DA AMADORA

O projeto ‘Mexe-te Mais’ começou há cerca de dois anos no Agrupamento de Escolas Amadora Oeste. Atualmente, abrange cerca de 70 alunos deste agrupamento, e o seu objetivo é promover a alimentação saudável e a prática de exercício físico.

Educacao alimentar

Sónia Carvalho é professora de Educação Física na Escola Secundária Seomara da Costa Primo, na Amadora, e também uma das impulsionadoras deste projeto. “O objetivo do ‘Mexe-te Mais’ é diminuir a obesidade e o sedentarismo”. Ao mesmo tempo, pretende-se ainda “promover a saúde através da atividade física e hábitos nutricionais saudáveis”, explica a docente ao Olhares de Lisboa.

O ‘Mexe-te Mais’ começa com um rastreio, que é realizado no início do ano letivo a todos os alunos do agrupamento. Depois, os jovens são convidados a juntarem-se aos treinos. Estes decorrem de segunda a sexta-feira na hora de almoço, exceto à quarta-feira. Neste dia, os treinos realizam-se às 16h45 e estão abertos aos pais dos alunos. “Os treinos são abertos a toda a gente, sem excepção”, acrescenta Sónia Carvalho.

Contudo, e a par da atividade física, “os meninos com índice de massa corporal mais de risco, têm acesso a consultas semanais de nutrição” na escola, explica a professora. Por sua vez, tanto os rastreios como as consultas são sempre realizadas com o consentimento dos encarregados de educação.

Educação alimentar

No entanto, estas consultas não têm o objetivo de levar os jovens a fazer dietas de perda de peso. O objetivo é sim, “formar hábitos”, acrescenta Mariana Marianito, que esteve ligada ao projeto entre janeiro e junho deste ano para concluir o seu estágio de acesso à Ordem dos Nutricionistas. Ao mesmo tempo, esta educação alimentar passa ainda pela realização de diversos desafios e workshops com os jovens.

Um deles consiste numa espécie de caderneta de cromos, onde os jovens os vão conseguindo à medida que cumprem os desafios propostos pela equipa do Mexe-te Mais. Por outro lado, e no âmbito deste projeto, a equipa avançou também com a criação de “selos saudáveis” para colocar nos produtos que estão à venda no bar das escolas do agrupamento. Assim, os alunos conseguem saber quais as escolhas mais amigas da saúde.

Porém, as consultas servem também para incentivar o consumo de certos alimentos, tais como sopa, legumes ou fruta, em detrimento de outros produtos menos saudáveis. Ou seja, pretende-se indicar “quais os alimentos que eles não devem consumir nem todas as semanas, nem todos os dias”.

Alguns exemplos são “os gelados, a fast food, e aqueles que têm um elevado teor de gordura”, reforça Valdirene Maia, outra estagiária do projeto. Esta realizou estágio curricular no Mexe-te Mais para concluir a sua licenciatura em Nutrição. No mesmo sentido, as sugestões alimentares dadas aos jovens têm na sua base a Dieta Mediterrânica.

Esta incentiva a alimentação baseada na diversidade, nos produtos da época e ainda em alimentos como o azeite ou a sopa. Igualmente, é também “aquela que, a longo prazo, mais doenças previne”, sublinha Mariana.

Equipa multidisciplinar

Mariana e Valdirene fazem parte da equipa de quatro estagiários que esteve ligada ao Mexe-te Mais neste ano letivo. Porém, e para além dos estagiários na área da Nutrição, o projeto conta ainda com o apoio dos alunos do curso profissional de Desporto da Escola Secundária Seomara da Costa Primo.

MIRNA OLIVEIRA site

São eles que dão os treinos aos jovens, contando sempre com a orientação dos professores de Educação Física. Por fim, a orientação na área da Nutrição está a cargo da nutricionista Mirna Oliveira, atualmente a concluir o seu doutoramento nesta área. “Estou neste momento a terminar a minha tese de doutoramento. Queria algo que juntasse a nutrição com a atividade física em meio escolar”, explica Mirna Oliveira ao nosso jornal.

A nutricionista chegou ao Agrupamento de Escolas Amadora Oeste através do professor Adilson Marques, da Faculdade de Moricidade Humana da Universidade de Lisboa. Foi ele que, após ter sido contactado pelo agrupamento para dar apoio científico nesta matéria, apresentou a nutricionista para reforçar a equipa afeta ao projeto.

Mirna Oliveira é igualmente responsável pelos estagiários da área da Nutrição que estão ligados ao Mexe-te Mais. “Os jovens precisam de uma orientação fidedigna, mas que seja fácil de seguir e fácil de pôr em prática. Por isso, a escola é o meio adequado porque conseguimos trabalhar com eles”, acrescenta a profissional, que trabalha “por conta própria” numa clínica em Carnaxide.

Captar os jovens mais velhos

De acordo com a professora Sónia Carvalho, a maior adesão ao projeto está entre os alunos do quinto e sexto ano. Importa referir que o Mexe-te Mais funciona em todo o Agrupamento de Escolas Amadora Oeste. No 1º ciclo, os treinos são realizados com recurso a bicicletas, patins, e outros equipamentos com rodinhas. “Os treinos são ajustados a cada faixa etária”, reforça a docente. Contudo, e nos restantes ciclos de ensino, os jovens realizam sobretudo exercícios de resistência, havendo ainda espaço “para uma componente mais lúdica”.

Sonia Carvalho

Para já, um grande desafio da equipa está em conseguir captar os jovens do secundário, os menos aderentes ao projeto. Uma das causas, por exemplo, é o facto de estes já serem mais autónomos e terem maior liberdade para sair da escola. Contudo, reforça a professora, “os resultados são muito positivos, na perspetiva de adesão e de satisfação”. O Mexe-te Mais surgiu com o objetivo de juntar a atividade física com a academia. Em dois anos de atividade, já começam a surgir os primeiros resultados científicos.

Ganhar mais consistência para expandir para outros agrupamentos

“Já temos evidência suficiente sobre como construir um programa em que conseguimos ter vários pontos de medição”, sublinha a docente. Contudo, reforça que os primeiros resultados do projeto serão conhecidos em breve. Sónia Carvalho diz ainda que gostaria que o projeto fosse replicado noutros agrupamentos de escolas da Amadora.

Por outro lado, reforça que a autarquia foi bastante receptiva ao Mexe-te Mais, em especial a nutricionista Diana Saldanha, que “acompanha o projeto e tem mostrado bastante interesse”. No entanto, a professora reconhece que o Mexe-te Mais ainda está numa fase inicial. Por isso, precisa de mais “consistência e know-how” para ser estendido a outros agrupamentos.

1 2 2 1
3 1 4 1
5 2 6 2

Para já, a Câmara da Amadora já ajudou o projeto com a oferta de estadiómetros (medidores de altura). No futuro, a equipa responsável pelo Mexe-te Mais espera conseguir apoios financeiros para poder realizar estágios profissionais com os nutricionistas. Para além de Sónia Carvalho e Mirna Oliveira, o projeto conta ainda com a coordenação de Rui Ferreira e Hugo Rodrigues, também professores de Educação Física.

Entrega de prémios aos alunos mais dedicados 

Como forma de incentivar os alunos mais assíduos e dedicados, a equipa do Mexe-te Mais realiza, no final do ano letivo, uma entrega de prémios. A última teve lugar no passado dia 14 de junho, no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Secundária Seomara da Costa Primo. Neste evento, foram distinguidos os alunos mais presentes nos treinos, e ainda aqueles que cumpriram mais desafios semanais.

Os primeiros lugares foram premiados com um vale de 25 euros em artigos desportivos à escolha em lojas como a Sport Zone ou a Decathlon. Por fim, esta cerimónia contou ainda com um lanche saudável e um treino aberto aos encarregados de educação.

Fonte

Imprimir Email

05 Jul.2023

Imprimir Email

19 Jan.2022

Projeto "Há dias e dias"

Projeto Ha Dias e Dias

 

Imprimir Email

16 Nov.2019

Notícias PNC

Imprimir Email

  • 1
  • 2
  • 3

Pesquisa no Blog

Artigos relacionados

Artigos mais lidos

  • MEGA - Manuais Escolares Gratuitos 2022/23
  • Quadros de Valor e Excelência 2016/2017
  • Os monitores da Sala de Estudo
  • Domínios de Autonomia Curricular (DAC’s) - 10º4
  • MEGA - Manuais Escolares Gratuitos 2021-22

Últimas notícias

  • Comemoração do Dia Internacional da Paz
  • Celebração do Dia Europeu das Línguas 2025
  • Clube de Cerâmica e Pintura em Azulejo: Inscrições 2025/26
  • Recordar a Implantação da República na Escola EB FMM
  • Dizer coragem – Dia Internacional da Tradução
  • Clube de Ciência Viva na Escola - Inscrições 2025/26
  • ERASMUS incoming: Visita de Delegação dos Países Baixos ao AEAO para observação de práticas de educação inclusiva
  • Projeto Diagnóstico/Reparação de aparelhos elétricos e eletrónicos – (2025/2026)
  • Feliz Dia Internacional do Professor
  • Olhar Seomara - Concurso Fotográfico

Etiquetas populares

  • 2024-2025 317
  • 2023-2024 304
  • 2022-2023 273
  • 2019/2020 264
  • 2021/2022 225
  • 2018/2019 212
  • 2017/2018 152
  • Visita de Estudo 145
  • 2020/2021 132
  • FMM 130

Os últimos eventos

05 Out. 2025
Feriado - Implantação da República

Newsletter


arquivo

Notícias

erasmus

Inscrição no Canal Youtube

 

Facebook

feed-image Assinar RSS feed

Calendário escolar 2025/26

  1º Semestre

  • Início: 12 de setembro de 2025
  • Fim: 26 de janeiro de 2026

  2º Semestre

  • Início: 2 de fevereiro de 2026
  • Fim: 

  • 5 de junho de 2026 para os alunos dos 9.º, 11.º e 12.º anos;
  • 12 de junho de 2026 para os alunos dos 5.º, 6º, 7.º, 8.º e 10.º anos; 
  • 30 de junho de 2026 – Pré-escolar e 1o ciclo;
  • CEF e Cursos Profissionais em conformidade com o cronograma

  Interrupções

  • 1ª: de 20 a 21 de novembro de 2025 > Reuniões intercalares do 1º semestre
  • 2ª: de 22 de dezembro de 2025 a 2 de janeiro de 2026 > Natal
  • 3ª: de 27 a 30 de janeiro de 2026 > Avaliação do 1º semestre
  • 4ª: de 16 a 17 de fevereiro de 2026 > Carnaval
  • 5ª: de 31 de março a 1 de abril de 2026 > Reuniões intercalares do 2º semestre
  • 6ª: de 2 a 10 de abril de 2026 > Páscoa

Download calendário

 

Meteorologia

Rádio

Encarregado de Proteção de Dados

Ler mais..
  • Memória
  • Comentários e sugestões
  • Ligações
  • Mapa do site
  • Área Reservada
 
1.png4.png6.png0.png4.png1.png7.png1.png
6
Online
14-10-2025
Última modificação no site: domingo 12 outubro 2025, 09:26:29.