Plano Anual de Atividades
- Visita de estudo à Escola Superior de Teatro e Cinema
- Em maio de 2020:
Professor | GR |
Carlos Gomes (Coordenador) | 420 |
Ana Paula Albino | 330 |
Bruno Teixeira | 410 |
Diogo Félix | 600 |
Elisa Moreira | 300 |
Lurdes Almeida | 400 |
Lurdes Henriques | 510 |
O Clube de Ciência Viva na Escola AE Amadora Oeste, com um espaço físico próprio na Escola Secundária Seomara da Costa Primo (sala de Preparação da Física no bloco E 2º piso), é um espaço de conhecimento aberto que pretende contribuir para a promoção do sucesso escolar, bem como para a literacia científica e tecnológica dos alunos e da comunidade educativa, incluindo famílias e restante comunidade local, proporcionando ambientes formais e não formais de aprendizagem que estimulem o entusiasmo pela ciência e pela aprendizagem ao longo da vida. O público-alvo do Clube é toda a comunidade educativa, incluindo as famílias do Agrupamento de Escolas Amadora Oeste e restante comunidade local.
Dando seguimento ao sucesso do Clube de Ciência, Ambiente e Astronomia, que surgiu em 1999/2000, o Clube Ciência Viva na Escola AE Amadora Oeste integrou a Rede de Clubes Ciência Viva na Escola em 2018/2019 (https://clubes.cienciaviva.pt/?accao=resultados). Brevemente lançaremos mais notícias e novidades do Clube, das várias atividades que se encontra a preparar.
O Plano Nacional de Cinema (PNC) - https://pnc.gov.pt/ - é uma iniciativa conjunta da Presidência do Conselho de Ministros, através do Gabinete do Secretário de Estado da Cultura, e do Ministério da Educação e Ciência, pelo Gabinete do Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, conforme Despacho n.º 15377/2013, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 229, de 26 de novembro de 2013, e operacionalizado pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), pela Cinemateca Portuguesa — Museu do Cinema e pela Direção-Geral da Educação (DGE).
O PNC está previsto como um programa de literacia para o cinema e de divulgação de obras cinematográficas nacionais junto do público escolar, garantindo instrumentos essenciais e leitura e interpretação de obras cinematográficas junto dos alunos das escolas abrangidas pelo programa.
O Agrupamento de Escolas Amadora Oeste integra o Plano Nacional de Cinema desde o ano letivo de 2019/2020.
A Lista de Filmes do Plano Nacional de Cinema 2021 integra uma coleção de filmes portugueses e internacionais e/ou coproduzidos por Portugal e/ou em Língua portuguesa, e constitui-se como um recurso que é disponibilizado a todas as escolas inscritas no PNC.
Resultando da aplicação de um conjunto prévio de critérios, a Lista tem como referências base o Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória, a promoção da sensibilidade estética e artística dos alunos e a divulgação do património cinematográfico junto das comunidades educativas.
Os filmes são disponibilizados gratuitamente às escolas inscritas no PNC, através da Plataforma de Filmes do PNC, um serviço em streaming operacionalizado em ambiente escolar, e/ou através de exibições em sala de cinema.
Consultar https://pnc.gov.pt/filmes
No passado mês de maio, o Agrupamento de Escolas Amadora Oeste foi convidado, pela Direção Geral de Educação (D.G.E.), a participar no projeto internacional L2C – Learning Leadership for Change. Atendendo à relevância deste projeto, o Agrupamentou aceitou o convite.
Este projeto-piloto internacional tem a duração de 36 meses (8-02-2018 até 31-12-2020) e participam cinco países, num consórcio de seis parceiros: Bélgica, Itália, Espanha, Malta, Portugal, European Schoolnet. O projeto é coordenado pela European Schoolnet em colaboração com o Ministério da Educação – Direção-Geral da Educação (DGE), Consejería de Educación de la Junta de Castilla y León, INDIRE – Istituto Nazionale di Documentazione, Innovazione e Ricerca, Ministerie van de Vlaamse Gemeenschap, St. Nicholas College and Directorate for Educational Services. Em Portugal estarão a participar quatro escolas piloto, nomeadamente o nosso Agrupamento, o Agrupamento de Escolas da Marinha Grande Poente, o Agrupamento de Escolas do Barreiro e o Agrupamento de Escolas de Alvalade.
O projeto pretende promover um modelo de liderança partilhada e potenciar redes de partilha entre os elementos da comunidade escolar e o seu impacto será avaliado nas aprendizagens dos alunos em três áreas conectadas com o desenvolvimento estratégico da escola: educação STEM, uso inovador de TIC no ensino e cidadania digital. Intenta também incrementar o trabalho colaborativo inter e intra escolas, em especial na partilha de práticas pedagógicas promotoras do sucesso ao nível das STEM, Cidadania Digital e uso inovador das TIC.
Em cada Agrupamento, participam ativamente no projeto o diretor e dois representantes por si nomeados, neste caso, os professores Carlos Gomes e Elisa Moreira, os quais receberão formação e participarão nos encontros com as escolas parceiras. Para além disso, dois dos três participantes por escola, participarão em um encontro internacional, em Bruxelas.
Dada a natureza da participação, todos os envolvidos deverão ter: nível básico de comunicação em inglês; propensão para uma ação de liderança partilhada, independentemente de assumirem lideranças formais; permanecerem no projeto ao longo dos três anos.
No final espera-se ser possível dar contributos no sentido de influenciar as políticas nacionais ao nível das lideranças, fazendo surgir mecanismos para uma disseminação sustentável do programa aqui testado, a nível nacional.
O kick Off do projeto L2C foi dado no dia 28 de junho, num encontro nacional realizado no Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente.
Estiveram presentes as escolas portuguesas participantes e elementos da DGE. Representaram o nosso agrupamento, o professor Rui Fontinha, Diretor do Agrupamento, os coordenadores de departamento, professora Elisa Moreira (Línguas), professor Samuel Pinheiro (Expressões e Tecnologias) e a professora Isabel Pinheiro (Matemática e Ciências Experimentais) e o Presidente do Conselho Geral, professor Carlos Gomes.
No dia 9 de novembro de 2018, no Agrupamento de Escolas Amadora Oeste, decorreu o National Introdutory Workshop do projeto-piloto internacional Learning Leadership for Change (L2C).
Estiverem presentes, para além dos representantes dos Agrupamentos nacionais envolvidos no projeto, elementos da ERTE (Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas) que coordena o projeto em Portugal e uma representante da European Schoolnet, Alexandra Licht.
A estrutura do workshop esteve organizada em quatro sessões:
O Agrupamento de Escolas Amadora Oeste obteve o Selo Bronze
No dia 8 de julho de 2019, no Agrupamento de Escolas do Barreiro, mais concretamenta na escola sede, EB 2,3 Luís Mendonça Furtado, decorreu a 1ª etapa do School Exchange Meeting, integrada no projeto-piloto internacional Learning Leadership for Change (L2C) em que o Agrupamento de Escolas Amadora Oeste participa.
Estiverem presentes, para além dos representantes dos Agrupamentos nacionais envolvidos no projeto (para além dos mencionados, o Agrupamento de Escolas da Marinha Grande poente, o Agrupamento de Escolas de Alcanena e o Agrupamento de Escolas de Alvalade) elementos da ERTE (Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas) que coordena o projeto em Portugal.
Representaram o nosso agrupamento, o professor Rui Fontinha, Diretor do Agrupamento, os coordenadores de departamento, professora Elisa Moreira (Línguas), professor Samuel Pinheiro (Expressões e Tecnologias) e a professora Isabel Pinheiro (Matemática e Ciências Experimentais) e o Presidente do Conselho Geral, professor Carlos Gomes.
Na parte da manhã, a agenda foi preenchida, essencialmente, com as comunicações do professor Nuno Dorotea, do Instituto de Educação de Lisboa: Avaliação formativa digital e Instrumentos digitais de avaliação.
A sessão 2, na parte da tarde, foi dedicada à apresentação da ferramenta SELFIE (Self-reflection on Effective Learning by Fostering Innovation through Educational Technologies), a cargo do Nuno Dorotea e do Fernando Franco. A SELFIE é uma ferramenta concebida para ajudar as escolas a incorporar tecnologias digitais no ensino e, portanto, de política estratégica para os Agrupamentos, no quadro europeu das competências digitais (DigCompEdu).
No final, tivémos oportunidade de visitar a sala Future WorkLab existente na escola.
Nos dias 28 e 29 de novembro, os membros da equipa do Agrupamento do projeto-piloto Learning Leadership for Change (L2C) , estiveram presentes, no Hotel Roma, em dois encontros relacionados com o desenvolvimento e a implementação do projeto: no dia 28 realizou-se o National Leadership Workshop meeting, cujo programa pode ser encontrado aqui.
Para além dos membros das equipas dos 5 agrupamentos de escolas portuguesas integrantes do projeto, estiveram, igualmente, presentes, elementos da Direção Geral da Educação (DGE), que coordena a nível nacional o projeto, e um elemento da European Schoolnet, Enrique Martin, que promove e coordena internacionalmente o projeto.
Cada equipa de liderança apresentou o seu plano de ação escolar e estratégias de liderança partilhadas que implementaram.
Nos dias 28 e 29 de novembro, os membros da equipa do Agrupamento do projeto-piloto Learning Leadership for Change (L2C) , estiveram presentes, no Hotel Roma, em dois encontros relacionados com o desenvolvimento e a implementação do projeto: no dia 29 realizou-se o National Policy Dialogue meeting (programa).
Para além dos membros das equipas dos 5 agrupamentos de escolas portuguesas integrantes do projeto, estiveram, igualmente, presentes, elementos da Direção Geral da Educação (DGE), que coordena a nível nacional o projeto, e alguns convidados.
No dia 29, a professora Estela Costa liderou uma discussão sobre tópicos relevantes, tais como: implementação de currículos, estratégias de liderança, desenvolvimentos em TIC, eSafety e STEM etc. Na sessão temática 3, decorreu uma mesa-redonda sobre obstáculos e facilitadores específicos a nível nacional que podem contribuir para a sustentabilidade bem-sucedida e a disseminação de práticas de liderança partilhada nas
escolas participantes e outras, a longo prazo.
A ideia do projeto começou numa deslocação a Sheffield, Inglaterra, no âmbito do projeto Comenius Régio - Inclusion For All, no qual a Escola Secundária Seomara da Costa Primo participou nos anos letivos 2011/12 e 2012/13. Praticamente todas as escolas visitadas, de vários ciclos e níveis de ensino, dispunham de uma newsletter digital para divulgarem à comunidade as atividades realizadas ou a realizar.
A equipa da newsletter do Agrupamento é constituída pelos seguintes professores:
A mailing list da newsletter tem, atualmente, cerca de 500 subscritores. A média do open rate da newsletter do Agrupamento situa-se nos 42,84% e a média do sector (Educação e Formação) em 15,5%.
8. ARQUIVO | |
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DATA | NEWSLETTER |
14-02-2014 | Newsletter nº00 |
31-03-2014 | Newsletter nº01 |
13-06-2014 | Newsletter nº02 |
10-10-2014 | Newsletter nº03 |
10-12-2014 | Newsletter nº04 |
23-01-2015 | Newsletter nº05 |
02-03-2015 | Newsletter nº06 |
19-05-2015 | Newsletter nº07 |
10-11-2015 | Newsletter nº08 |
03-02-2016 | Newsletter nº09 |
03-05-2016 | Newsletter nº10 |
02-11-2016 | Newsletter nº11 |
10-03-2017 | Newsletter nº12 |
02-02-2018 | Newsletter nº13 |
05-03-2018 | Newsletter nº14 |
16-04-2018 | Newsletter nº15 |
07-05-2018 | Newsletter nº16 |
12-06-2018 | Newsletter nº17 |
08-10-2018 | Newsletter nº18 |
19-02-2019 | Newsletter nº19 |
29-06-2019 | Newsletter nº20 |
28-10-2019 | Newsletter nº21 |