Projeto Ubbu no Agrupamento: Ano letivo de enriquecimento e intercâmbio
O ano letivo ficou marcado pelo entusiasmo e envolvimento dos nossos alunos na Ubbu, uma plataforma inovadora de ensino das ciências da computação e do pensamento computacional, que utiliza a abordagem STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics) para interligar conhecimentos e metodologias, e com conteúdos baseados nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
Ao longo do ano letivo, os alunos do Agrupamento participaram ativamente nas atividades propostas na plataforma Ubbu, desenvolvendo competências digitais, explorando conceitos de cidadania e sustentabilidade, e aprofundando os seus conhecimentos digitais de forma lúdica e significativa.
Um dos momentos altos deste percurso aconteceu logo no início do ano letivo, com a receção a uma delegação de professores do Brasil, também eles utilizadores da plataforma Ubbu. Esta visita, integrada num intercâmbio de boas práticas, foi uma oportunidade de partilha de experiências, reforçando os laços entre escolas e países que partilham objetivos comuns na promoção de uma educação inovadora e inclusiva.
A visita contou com a presença dos responsáveis da Ubbu, do Diretor do Agrupamento (Dr. Rui Fontinha), de professores envolvidos no projeto e, claro, de alguns dos nossos alunos. A responsável da Secretaria Municipal de Educação do Brasil, que incorporou a comitiva, manifestou o seu agradecimento pela forma como foram recebidos por nós.
Os elogios à organização deste evento, à dinâmica dos projetos do Agrupamento e à qualidade das instalações foram unânimes. O feedback da delegação brasileira foi extremamente positivo, tendo sido destacada a riqueza do intercâmbio e o valor das práticas partilhadas. Também os responsáveis da Ubbu, entre os quais João Barata, expressaram o seu reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela nossa instituição, felicitando-nos pela dedicação e qualidade das práticas implementadas.
Estes momentos de partilha são fundamentais para o crescimento de todos — alunos, professores e instituições — e fortalecem o compromisso do Agrupamento com uma educação voltada para o futuro, baseada na colaboração, na inovação e na construção de uma cidadania global.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
|
![]() |