José Saramago nasceu há 100 anos
José Saramago nasceu há 100 anos no dia 16 de novembro!
Para assinalarmos esta importante data, TODO O Agrupamento de Escolas Amadora Oeste vai estar A LER SARAMAGO no dia 16 de novembro de 2022 às 11:35 horas.
- Para o ensino pré-escolar e 1º ciclo são propostos os textos (anexos 1, 2 e 3) – preparados pela profª Ágata Pereira (bibliotecária do 1º ciclo);
- Para o 3º ciclo, foi escolhido o conto Uma luz inesperada (anexo 4) – equipa da Biblioteca Seomara;
- Para o ensino secundário (regular e profissional), foi escolhido um excerto do livro A viagem do elefante (anexo 5) - equipa da Biblioteca Seomara.
Apelamos ao envolvimento de todos os professores para que, neste dia, a esta hora se leia em aula (seja qual for a disciplina) o texto sugerido da forma que entenderem e que promovam o diálogo para que os alunos conheçam o escritor e explorem o conto.
Poderá ser, também, o ponto de partida para uma qualquer atividade conforme a vossa disciplina e disponibilidade.
Qualquer dúvida contactar: Profª Ágata Pereira (Equipa da Biblioteca Seomara)
O mais são realidades a conquistar, SONHADAS no presente, guardadas no futuro...
J. S.
ANEXO 1 | ANEXO 2 | ANEXO 3 | ANEXO 4 | ANEXO 5 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Marcações: Biblioteca, Saramago, 2022-2023